terça-feira, 20 de maio de 2014

Opinião: A internet se tornou o território dos covardes

Se não fosse o anonimato ou a impossibilidade física de ser alcançado por um soco na cara, 90% dos impropérios que são veiculados, em redes sociais como Facebook, simplesmente deixariam de existir.

facada nas costas

Todas as caixas de comentários na internet deveriam, por lei, ser obrigadas a conter a seguinte advertência: "Não escreva algo sobre alguém que você não tenha coragem de dizer pessoalmente". Em outras palavras: na hora de expressar sua opinião, não seja um covarde.

Isso, claro, não iria acabar com o festival de bravatas, ofensas e xingamentos que infestam as redes sociais. Mas talvez fizesse que o internauta percebesse o quanto está sendo fanfarrão. Pede pra sair, mané! Porque, convenhamos, se não fosse o anonimato ou a impossibilidade física de ser alcançado por um soco na cara, 90% dos impropérios que são veiculados simplesmente deixariam de existir.

A internet desperta no pacato cidadão os sentimentos mais torpes e primários. Escondido atrás da telinha do celular ou do computador, sabedor que nada acontecerá com ele, que não pode ser punido nem jamais terá que responder por  seus atos (e palavras), o mentecapto age como um homem-bomba do talibã em frente à embaixada dos Estados Unidos. Pena que ele não vá aos ares com a explosão de sua ignorância e desrespeito.

Quem lança palavras como se fossem granadas, mais cedo ou mais tarde, vai sentir o efeito delas na própria boca. É nefasta a maneira como estamos ocupando o ciberespaço. Virou terra de ninguém. Se não somos capazes de respeitar o interlocutor minimamente - e dialogar com ele como quando estamos numa mesa de bar, em nossa casa ou num elevador -, então é urgente estabelecer e impor regras de convívio. Pessoalmente, não vejo vantagem nenhuma em transferir para a vida virtual o que há de pior no mundo real.

Do - O provocador  (Portal r7)

Nenhum comentário: