segunda-feira, 24 de julho de 2017

Empresa que vai gerir a Iluminação Pública de Açailândia emite nota de esclarecimentos

Nota de Esclarecimento – Iluminação Pública Açailândia

Em virtude de comentários levianos e irresponsáveis veiculados por blogs e mídias sociais, as empresas ARELSA BRASIL LTDA. e SALVI BRASIL ILUMINAÇÃO LTDA., vêm por meio da presente, prestar os seguintes ESCLARECIMENTOS à população de Açailândia:

As empresas ARELSA BRASIL e SALVI BRASIL sagraram-se vencedoras, em abril deste ano, oferecendo em consórcio a melhor opção técnica e o melhor preço da licitação CEL 001/2017 para a Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade Concessão Administrativa, para implantação de sistema de gestão do parque de Iluminação Pública, modernização, operação e manutenção, realizada pela Prefeitura Municipal de Açailândia.

A Lei Federal nº 11.079 determina, em seu artigo 9º, que em contratações deste tipo deve ser constituída uma empresa exclusiva para a execução deste contrato, chamada de Sociedade de Propósito Específico (SPE). Isto se deve principalmente para melhor verificar os resultados da execução do serviço, dos impostos a ser recolhidos, e dos lucros auferidos, impedindo que o patrimônio da PPP se confunda com o patrimônio das empresas. Obrigatoriamente, tal empresa SPE deve ser de propriedade das mesmas empresas que venceram o certame licitatório.

A fim de ganhar tempo, reduzir a burocracia e os custos, as empresas ARELSA BRASIL e SALVI BRASIL optaram por, em vez de criar uma empresa, utilizar-se de outra empresa da mesma natureza, já existente na cidade de Urânia-SP, que encontrava-se inativa - nunca chegou a iniciar atividades - para cumprir com essa formalidade legal. Como determina a lei, a empresa teve seu quadro societário, capital social e objeto adequado ao consórcio vencedor da licitação, sendo de propriedade das empresas ARELSA BRASIL e SALVI BRASIL.

Também teve seu nome alterado para LUZES DE AÇAILÂNDIA SPE LTDA, e seu endereço está sendo transferido para a cidade de Açailândia, onde terá sede e realizará suas atividades. Assim, foi esta terceira empresa quem assinou o contrato de prestação de serviços com a Prefeitura de Açailândia, como determina a legislação. Esta opção, que tem total amparo legal, nos permitiu adiantar em pelo menos um mês a assinatura do contrato, a preparação para o início das atividades e os investimentos a ser realizados pelas empresas ARELSA BRASIL e SALVI BRASIL no município de Açailândia, preparando assim a empresa para iniciar a execução dos serviços a partir do dia primeiro de agosto.

Assim, essas medidas permitem que possamos começar a executar o serviço mais rápido, e ajudar a melhorar o quanto antes a iluminação pública da cidade.

Para quem não conhece as empresas envolvidas na PPP, a ARELSA é uma empresa com 39 anos de experiência, presente em 400 cidades em 10 países, que hoje é responsável pela gestão da mais de 2 milhões de pontos de luz. Fabricamos e desenvolvemos todos os equipamentos e softwares de telegestão, sempre com foco na eficiência energética e na qualidade da prestação de serviço.

A SALVI, por sua vez, é uma fabricante de luminárias fundada em 1881, que hoje tem seus equipamentos em mais de 200 cidades de todo o mundo, e fabrica as luminárias LED mais avançadas e eficientes do mercado. É esta experiência e tecnologia que foi contratada pela Prefeitura Municipal, para oferecer à população de Açailândia uma iluminação pública de qualidade em nível mundial.

A sede das empresas é em Barcelona, Espanha, onde fazemos a gestão de mais de 160 mil pontos de iluminação pública naquela cidade. No Brasil, ambas as empresas têm sede na cidade de São Paulo-SP.
Outro comentário irresponsável e mentiroso que fora veiculado nas mídias sociais afirma que as empresas ARELSA BRASIL e SALVI BRASIL já prestavam, anteriormente, serviços à Prefeitura Municipal na área de iluminação pública. Cumpre esclarecer a toda a população que nenhuma das duas empresas, nem tampouco suas controladoras, controladas, empresas do mesmo grupo econômico, ou sequer quaisquer funcionários dessas empresas, jamais estiveram envolvidos em contratos anteriores junto à Prefeitura de Açailândia.

Essa é uma informação fácil de ser verificada, visto que todos os contratos da Prefeitura são públicos. Entretanto, os ditos jornalistas não cumpriram com as obrigações mais básicas do jornalismo: Verificar a veracidade das informações e perguntar às partes envolvidas. Assim, mentiram a população deliberadamente e irresponsavelmente, criando na cidade uma atmosfera de suspeição e preocupação sem propósito ou cabimento, alimentando um sentimento de insatisfação popular cujas finalidades nós desconhecemos.

Cabe aos leitores e seguidores desses supostos jornalistas indagar-lhes as razões pelas quais publicaram informações sem compromisso com a verdade tão fáceis de ser desmascaradas. A ARELSA BRASIL e SALVI BRASIL repudiam esse jornalismo marrom e reservam-se o direito de, no futuro, interpelar judicialmente tais jornalistas por seus atos caluniosos e difamatórios, que visam apenas denegrir a imagem e reputação das empresas, construídas sob trabalho árduo ao longo de décadas, e cujas inverdades prestam um serviço nefasto de desinformação e confusão à população.

Por fim, gostaríamos de agradecer a vocês, cidadãos açailandenses, que dedicaram seu tempo para ler esta nota de esclarecimento, e agora estão melhor informados da verdade dos fatos. É para vocês que nós dedicamos todo nosso esforço e trabalho, e é com vocês que assumimos o compromisso de, a partir de agosto, oferecer um serviço de iluminação pública de qualidade superior, que fará da cidade de Açailândia um exemplo para todas as cidades da região, do sul maranhense e de todo o país. Pelo futuro brilhante desta cidade da qual agora nos orgulhamos de fazer parte, agradecemos a atenção e nos despedimos.


ARELSA BRASIL LTDA.
SALVI BRASIL ILUMINAÇÃO LTDA.

Nenhum comentário: