quinta-feira, 6 de abril de 2017

Comitê Estadual de Prevenção às Drogas lança campanha em Açailândia



Na manhã desta quinta-feira (06), Açailândia recebeu a Comissão do Comitê Estadual de Prevenção às Drogas. A Comissão é composta pela Câmara dos Deputados, Poder Judiciário, Ministério Público e a Polícia Rodoviária Federal.

Na solenidade realizada nas dependências Câmara Municipal de Açailândia, que ficou lotada durante todo o evento foi lançada a “Campanha Maranhão na Prevenção às Drogas, além do lançamento do Projeto Parceiros da Paz”.

Para composição da mesa de honra foi convidado, o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, o promotor Marco Antonio Amorim; representado o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho; o Procurador Geral do Município de Açailândia, Dr. Saulo Roberto Oliveira Vieira que representou o prefeito Juscelino Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Açailândia, Josibeliano Chagas Farias; o diretor do Fórum José de Ribamar Fiquene, em Açailândia, Dr. André Bogéa Pereira Santos, que durante o ato esteve representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Dr. Cleones Carvalho Cunha.

Presentes também no evento, a primeira e segunda dama do município, dona Josélia Santos e Valéria Silva, ora acompanhadas dos secretários municipais; Maysa Vieira, Zetinha Sampaio, Kerly Cardoso e o assessor de comunicação Wilton Lima. Participaram também do evento, os vereadores: Zelito, Heliomar Laurindo, Fânio Mania, Adriano da Saúde, Adjackson, Caibim, Evandro Gomes e Carlinhos do Fórum.

Outras autoridades também prestigiaram o encontro, a exemplo do Defensor Público, Dr. Bruno Callejon, o Delegado de Polícia Civil Dr. Thiago Fillippini, os promotores, Gleudson Malheiros e Dra. Sandra Fagundes, o Juiz de Direito, Dr. Pedro Guimarães, Dr. Jorge Leite, promotor de Justiça de Bacabal, além de policiais militares, federais, conselheiros tutelares, professores, e entidades filantrópicas como foi o caso da Associação Comunitária Bom Samaritano que participou do evento com um grupo de internos que estão sendo recuperados das drogas.

O evento contou ainda, com apresentação de um vídeo educativo e testemunhal e o pronunciamento das autoridades, momento em que o juiz de direito Dr. André Bogéa fez um pequeno relato sobre as consequências e danos físico e moral que o uso de droga pode promover a uma pessoa dependente químico. Falou com muita tristeza e preocupação do sofrimento e da dor que o dependente de drogas proporciona aos familiares. Para o juiz, o comitê tem um papel muito importante na implementação das políticas públicas sobre drogas no Estado, além de promover a colaboração mútua entre as instituições que já desenvolvem atividades de prevenção e combate do uso indevido de drogas.

Apoio financeiro vira Lei Municipal

Representado o prefeito Juscelino Oliveira o Procurador Geral do Município, Dr. Saulo Vieira fez uso da palavra para destacar a importância do evento, e enfatizou o compromisso da prefeitura de Açailândia no combate às drogas e o tratamento de dependentes químicos, ao destinar no orçamento do município uma rubrica específica para esta ação, o que consequentemente possibilitou o envio de Projeto de Lei já aprovado pela câmara, e, que será sancionada pelo prefeito Juscelino. Segundo o procurador, a partir da sanção do prefeito isso vira lei e o município poderá celebrar convênio de apoio financeiro com a entidade Bom Samaritano, como também obrigará todos os gestores públicos que sucederem o prefeito Juscelino a cumprir com essa lei.

A iniciativa do prefeito Juscelino Oliveira foi recebida com muito entusiasmo pelo público presente, principalmente, por se tratar de um fato inédito em toda a história de Açailândia, no que se refere à ação efetiva e da demonstração da preocupação de um gestor público em deixar um legado à população de dependentes químicos do município que nunca receberam o tratamento devido.


Nenhum comentário: