segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

É preciso ter cautela para não gastar todo o 13° salário


É preciso ter cautela para não gastar todo o 13° salário


É difícil não cair na tentação de comprar presentes com o 13° salário. Muitos trabalhadores correm para as compras e lotam os centros comerciais de São Luís. O Estado comemora com a arrecadação. E os comerciantes, comemoram com os lucros.

Mas é preciso um pouco de cautela. Os consumidores devem lembrar que janeiro é um mês de acúmulo de contas. Os economistas recomendam guardar parte do dinheiro extra.

Dicas para você economizar nas compras de Natal
A analista financeira Carla dos Santos foi entrevistada pela equipe de O Imparcial Online e dá algumas dicas para não fechar o ano no vermelho.

Deixar as compras de Natal para a última hora pode ser um prejuízo para o bolso. Para evitar surpresas desagradáveis, a analista financeira Carla dos Santos dá algumas dicas para não fechar o ano no vermelho. Uma das primeiras coisas a fazer é elaborar uma lista do que será comprado e ter em mente quanto se quer gastar.“Com a lista em mãos e orçamento definido, você poderá comparar e pesquisar os menores preços e as opções de presente.

Antes de usar o dinheiro, você deve fazer uma lista com as despesas de janeiro. Calcule os gastos com IPVA, matrícula de escola, uniforme e outras coisas. Assim você saberá quanto pode gastar com os presentes”, avisa Carla.

As orientações foram seguidas pela comerciante Maria do Socorro Diniz, 41 anos de idade. Ela afirma que sempre compara os preços dos produtos antes de efetuar a compra. A comerciante revela que consegue encontrar locais com descontos de até 20% dependendo da forma de pagamento.“Eu separo uma parte do dinheiro para fazer compras a vista. Existem lojas que não oferecem nenhum desconto se você pagar de uma vez, mas outras dão até 20%. Se o que eu quero comprar não tiver variação pela forma de pagamento, eu compro no cartão. Mas, só parcelo se for sem juros”, conta.Evitar parcelamentos é outra forma de conter despesas.

A analista financeira revela que o financiamento encarece as compras. O valor final do produto costuma ficar acima do normal. O ideal é dar preferência para as compras a vista. O 13º salário pode ajudar, mas Carla adverte que o consumidor deve pensar muito bem em como vai gastá-lo.

“O décimo terceiro deve ser gasto com muita cautela, haja vista, ser um recurso a mais do que habitualmente se vive no dia a dia. As despesas de final de ano e início de ano novo acabam por comprometê-lo quase por completo”, explica.

Nenhum comentário: