quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

AGED de Açailândia inicia cadastramento de unidades produtivas de Soja

AGED

Açailândia - Fiscais da AGED em Açailândia deram início ao trabalho de cadastramento de Unidades Produtivas de Soja, em cumprimento à Portaria n° 638/2011, a qual estabelece critérios para esse cultivo. Segundo o Fiscal Estadual Agropecuário, Josué Mendes Neto, foi fiscalizado até o momento onze propriedades nos municípios de Açailândia e Itinga, e uma área de plantio estimada em 8.000 hectares.

“Verificamos nestas fiscalizações que a maioria dos produtores na verdade são pecuaristas e estão apostando nesta nova atividade em virtude do potencial de solo e clima da região e da proximidade de municípios do Pará como Dom Eliseu e Ulianópolis; já com tradição no cultivo de grãos e grandes armazéns. Também constatamos o desconhecimento destes produtores no que diz respeito ao cadastramento anual das unidades produtivas e à obrigatoriedade do vazio sanitário”, destacou o Fiscal.

Durante o cadastramento foram levantados dados de cultivares de soja a serem plantadas, área plantada de cada cultivar, densidade de plantas, georeferenciamento e estimativa de produtividade.

O Técnico em Fiscalização Agropecuária, Mateus Silva, enfatizou aos produtores sobre a utilização, armazenamento e devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. “Nestas fiscalizações contatou-se a utilização de agrotóxicos registrados para a cultura e orientamos sobre o correto armazenamento e destino final das embalagens, assim como as sanções administrativas previstas ao não cumprimento da Legislação Sanitária Vegetal”, disse.

Nenhum comentário: