quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Açailândia também terá uma unidade escolar de ensino em tempo integral

Unidade Escolar de Ensino  em Tempo Integral da cidade de Bacabeira, já em funcionamento.

Na agenda positiva do prefeito municipal Juscelino Oliveira (PCdoB), na capital do estado está à assinatura da ordem de serviço para construção de uma Unidade de Ensino em tempo integral na cidade de Açailândia.

O ensino integral no Estado é o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), criado em 2015. Já estão funcionando plenamente as unidades localizadas em São Luís, Bacabeira e Pindaré Mirim, e com meta de ampliar para 23 unidades até 2018. A proposta é oferecer cursos técnicos integrados ao ensino médio, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

O evento para assinatura da ordem de serviço pelo governador do Estado Flávio Dino (PCdoB), acontecerá na tarde quinta-feira (12), a partir das 14h00min, no Palácio dos Leões. A unidade da cidade de Açailândia é fruto de mais uma parceria entre município e o governo do Estado. Outras cidades como Codó, Santa Inês, Santa Luzia, Vargem Grande, Viana e Zé Doca, também serão contempladas.

Com isso o Governo do Maranhão também irá assegurar a aproximadamente 290 professores e professoras que atuarão nas escolas de educação integral, o cumprimento da carga horária de trabalho de 40 horas em uma só escola, com estrutura e recursos apropriados para a prática docente, formação inicial e continuada. Além desses benefícios, os docentes com duas matrículas de 20h ou uma de 40h terão direito à Gratificação de Dedicação Exclusiva, que corresponde a 25% sobre os vencimentos, conforme assegura o Estatuto do Magistério (Lei nº 9860, Art. 36).

A criação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) representa um avanço na democratização do acesso à educação profissional e tecnológica, com característica especial e diferenciada, que é o fato de essa educação ser oferecida em tempo integral. 

Nenhum comentário: