
Roseana anuncia a construção de uma siderúrgica em Açailândia
A governadora Roseana Sarney (PMDB) anunciou hoje uma série de medidas e implantação de projetos com objetivo de alavancar o desenvolvimento do Maranhão. Ela deu 60 dias para os órgãos estaduais envolvidos com a refinaria que a Petrobras irá construir em Bacabeira entregarem ao Ministério de Minas e Energia a documentação completa da área escolhida e cumpram todos os demais encargos que “o governo cassado não cumpriu”.
“A refinaria é um compromisso assumido conosco e com o povo do Maranhão pelo presidente Lula. Por conta disso, uma das minhas primeiras medidas vai ser montar, naquela região, centros avançados de formação de mão-de-obra, para garantirmos que os empregos aqui gerados sejam principalmente para os maranhenses”, destacou.
Roseana anunciou a construção de uma siderúrgica em Açailândia, sob a responsabilidade de um grupo privado, que utilizará o ferro-gusa produzido na região. O Primeiro Emprego vai ser retomado. Vai ser criado o bolsa-universidade para alunos do último ano. Eles prestarão serviços remunerados em frentes de atendimento em todo estado. Os Cefets, parceria do estado com o Governo Federal, serão inaugurados ainda este ano em Zé Doca, Buriticupu, Açailândia e Santa Inês. Estão em obras os de São Raimundo das Mangabeiras, Timon, São João dos Patos, Caxias, Barra do Corda, Bacabal e Pinheiro. Em breve, começam a ser construídos os de Barreirinhas e Alcântara.
Projeto do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB), já regulamentado pelo presidente Lula, as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) serão implantadas em São Luís, Bacabeira e Imperatriz. Ainda em Imperatriz, será concluída a ponte sobre o rio Tocantins, a reforma do Estádio Frei Epifânio e o Viva Beira-Rio. De acordo com a governadora, o sistema de educação voltará a ter quadro completo de professores, melhores salários, calendário regular, novas escolas e as antigas recuperadas. Os Jogos Escolares serão bancados pelo governo e não mais terceirizado. Na área do turismo, o Plano Maior será refeito.
Saúde
Na saúde, o tratamento será de choque. Todos os hospitais regionais serão reequipados e duas grandes unidades para alta complexidade serão construídas em locais estratégicos. Uma das novidades será o Viva Cidadania, caravana de ambulatórios móveis, montados em caminhões, com unidades de saúde da mulher, criança, laboratórios e tratamento odontológico, entre outros. Com o apoio do Governo Federal e da iniciativa privada maranhense, Roseana quer construir 73 mil moradias. Na Agricultura e Meio Ambiente, será concluído o zoneamento econômico-ecológico. Os governos itinerantes estarão de volta.
“Vou trabalhar em parceria com a Assembleia, pois sei que cada deputado estará está imbuído em servir nossa gente com dignidade e honradez. Aos secretários que assumem, e a todos servidores do estado, minha mensagem de confiança e certeza de que não podemos falhar em nossa missão de bem servir aos maranhenses e brasileiros que aqui vivem e trabalham”, disse a governadora, anunciando que em breve deixará o comando do estado nas mãos do vice-governador João Alberto de Souza (PMDB) por causa da operação para a retirada de um aneurisma.
Décio de Sá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário