sexta-feira, 24 de abril de 2009

DEU NO BLOG MARCOS D'EÇA


Até na desgraça o Nordeste é discriminado pelo Sul do país
No ano passado, o Estado de Santa Catarina sofreu horrores com as chuvas, que mataram e desabrigaram em várias cidades do estado. A mobilização nacional em prol daquele estado foi algo comovente. Empresas fizeram manifestações em favor dos desabrigados, o Governo Federal foi às áreas atingidas ver de perto o estrago e a mídia deu cobertura quase ininterrupta sobre o episódio - inclusive com reportagens especiais. Enfim, Santa Catarina, estado dos mais ricos do país, recebeu a atenção devida de todo o país e comoveu, do cidadão comum ao mais rico empresário.

Agora, quem sofre com as intensas chuvas e enchentes é o povo do Maranhão e do Pará. No Maranhão, para ficar em nosso estado, os municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras são assolados pelas chuvas e já registram cerca de 30 mil desabrigados - quase o mesmo que Santa Catarina. Isto pouco parece importar ao Sul do país. A cobertura da mídia nacional é tímida e desinteressada, só com matérias factuais sobre o assunto. Não se viu propaganda institucional de Itaú, Bradesco e outras empresas em prol dos desabrigados maranhenses.

Enfim, o sofrimento do povo maranhense parece não ter a mesma importância que o sofrimento do povo catarinense. Esse desprezo incomodou o chefe do Escritório de Representação do Maranhão em Brasília, Chiquinho Escórcio. O secretário pretende mobilizar a opinião pública para o fato e mostrar que o sofrimento é o mesmo, aqui ou no Sul do país.

- Já conversamos com a Casa do Maranhão (entidade com sede em Brasília) para chamarmos atenção das autoridades e empresas para o drama do Maranhão. Em Santa Cataqrina nós vimos a comoção nacional. Porque nada fizeram também quando o problema ocorre no Maranhão? - questionou Escórcio.

É uma forma de mostrar também que, apontar as misérias do Maranhão apenas por apontar é preconceito aberto.

Ignorar as desgraças deste mesmo estado, é crueldade criminosa…

De cima para baixo:
Foto 1 - Vista áerea da enchente em Santa Catarina
Foto 2 - Vista áerea de área inundada no Maranhão

Nenhum comentário: