segunda-feira, 27 de abril de 2009

E-MAIL RECEBIDO




Cheia do Rio Itapecuru deixa varias famílias desabrigadas em Itapecuru-Mirim

Cristiano Lemos Dias (estudiogenesis62@hotmail.com)
Enviada: segunda-feira, 27 de abril de 2009 3:28:09
Para: WILTON LIMA SOUSA LIMA (
hiltinlima@hotmail.com)

Itapecuru-Mirim (MA) - A cheia do Rio Itapecuru, um dos maiores rios do Maranhão - com cerca 1.500 km de extensão e banha mais dez cidades -, está deixando centenas de desabrigados no interior do estado. Itapecuru-Mirim, a 104 km de São Luís, é um dos municípios que está sofrendo com as enchentes: varias famílias encontram-se desabrigadas. O prefeito do município, Junior marreca falou que se as chuvas continuarem corre o risco de o município de Itapecuru ser, decretado estado de calamidade pública caso a chuva continue.

Várias famílias foram obrigadas a deixar suas casas. Estradas da zona rural estão impossibilitadas do tráfego de motos e carros, o que deixa muita gente sem acesso a sede do município. Algumas pontes estão cobertas pelas águas.

Devido à enchente, a Estação de Captação da Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Maranhão (Caema) corre o risco de ser destruída e as alguns povoados de Itapecuru e até mesmo o próprio centro ficar sem o fornecimento de água. A Caema ainda não deu nenhum parecer sobre a atual situação. O excesso de chuva tem, também, elevado o número de interrupções no fornecimento de energia elétrica em alguns povoados.

O município tem em seu histórico grandes enchentes provocadas pelo Rio Itapecuru, como as dos anos de 1986. O Itapecuru e cinco afluentes que passam pelo município (Rio Peritoró, Rio Jundiaí e os igarapés dos Cachimbos, dos Lopes e Garrafinha) contribuem para as grandes inundações.

A prefeitura de Itapecuru-Mirim está intensificando cadastro das famílias que estão desabrigadas para que as mesmas possam receber as cestas básicas e a encaminhando as escolas (CAIC/Col.Newton Neves/Col.Orlando Mota) a secretária de saúde esta dando todo suporte no que respeito a saúde as famílias desabrigadas e com o apoio do Hospital. Regional Adélia matos Fonseca.

Uma grande equipe de voluntários foi mobilizada a brigada militar do município de Itapecuru e a própria guarda municipal dando todo apoio. Ate momento presente não temos nenhum levantamento de quantas famílias estão desabrigadas.
Acesse nosso blog: http://wwwcorreioitapecuruense.blogspot.com/

Nenhum comentário: