terça-feira, 16 de junho de 2009

EX-PREFEITOS DE AÇAILÂNDIA NA BERLINDA
Contas de Gilson Santana (PV) e Jeová Alves (PMDB) também serão julgadas pela câmara municipal.
Por Wilton Lima
A Legislatura 2009/2012, composta por 11 vereadores, já tornou inelegível a ex-prefeita de Açailândia Gleide Lima Santos (PRB) e, ainda terá a responsabilidade de julgar as contas anuais dos ex-prefeitos Leonardo Lourenço de Queiroz, Deusdete Alves Sampaio, Gilson Freire de Santana e Jeová Alves.

Na sessão ordinária desta quinta-feira (18/06), os vereadores irão decidir os destinos políticos do ex-prefeito Gilson Santana, visto que na última sessão, entrou em pauta a leitura do relatório detalhado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), bem como, os pareceres das comissões permanentes.

Obedecendo aos interstícios regimentares da Câmara, as contas do ex-prefeito entrarão em votação na quinta-feira (18).

Na mesma sessão desta quinta-feira, também deverá ser apresentado em plenária os pareceres das contas anuais do ex-prefeito Jeová Alves, para em seguida serem julgadas pela câmara de vereadores.

Criou-se uma grande expectativa no meio político de todo Estado, pois caso sejam mantidos os pareceres técnicos do TCE, os ex-gestores ficarão impossibilitados de disputarem novas eleições por um longo período. Como ano que vem tem eleição para presidente, governo, senado, deputado federal e deputado estadual, a permanência de Gilson e Jeová no cenário político é de interesse de muitos caciques da capital, principalmente do “Grupo Sarney”.

Mesmo com toda influência do grupo que ora comanda o Estado do Maranhão, quem dá as cartas em Açailândia mesmo, ainda é o atual prefeito Ildemar Gonçalves. Ele [Ildemar] tem sob seu domínio total, pelo menos quatro, dos onze vereadores que compõem o Legislativo Municipal. O “Negão”, como é chamado o prefeito de Açailândia pelos seus maiores admiradores, é adversário político declarado da “Família Sarney”, e principalmente do ex-prefeito Gilson Santana; este terá muitas dificuldades de aprovação das suas contas.

Já o ex-prefeito Jeová Alves, poderia estar em uma situação mais confortável, em virtude de nas últimas eleições ter dado apoio incondicional a Ildemar Gonçalves. No entanto, as arestas da “pendenga” judicial do mandato passado parecem não ter saído das entranhas do grupo político comandado pelo “Negão”. Há quem diga que o tucano não irá mover uma palha para ajudar o pseudo correligionário.

Neste blog você irá acompanhar quais serão as possíveis posições de cada vereador na votação das próximas sessões. Vale a pena aguardar!!! E ficar de olho!!!

Nenhum comentário: