NOTÍCIAS DA TARDE
Economia
Economia
1. Juros: expectativa de mais cortes
O mercado financeiro espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central faça mais um corte nos juros básicos nesta semana. Dos atuais 9,25%, a taxa Selic cairia para 8,75%, o que seria a última redução do ano, segundo os economistas ouvidos na pesquisa semanal Focus divulgada hoje. Confirmada a redução na quarta-feira, mais uma medida para conter os impactos da crise financeira na economia do país, a Selic volta ao nível mais baixo já registrado, informa o portal G1. No caso do Produto Interno Bruto (PIB), a previsão dos analistas se manteve. Segundo o relatório Focus, é esperada uma contração de 0,34%. Para 2010, a aposta é de um crescimento de 3,60%.
Saúde
Saúde
2. Confirmadas mais quatro mortes por gripe no país
O governo do Rio Grande do Sul, que já tinha registrado sete mortes provocadas pelo vírus A (H1N1), confirmou ontem à noite mais quatro óbitos, elevando para 15 o número de casos fatais no país. No Estado, os municípios adotam ou estudam medidas radicais, como decreto de situação de emergência e cancelamento de eventos, informa o jornal Zero Hora. O anúncio de mais casos foi feito no mesmo dia em que a Folha de S.Paulo divulgou que, ao longo das próximas cinco a oito semanas, entre 35 milhões e 67 milhões de brasileiros podem ser atingidos pela pandemia de gripe. O próprio jornal trata de alertar que os números devem ser tratados com cautela. Embora a previsão conste de estudo publicado pelo Ministério da Saúde, foi feita em 2006 com base em um modelo matemático que usa o perfil de pandemias anteriores. Dados mencionados na reportagem foram reproduzidos aqui no portal da Época.
Partos
3. Mesmo com campanha, mais cesarianas
Partos
3. Mesmo com campanha, mais cesarianas
Apesar de campanhas do governo federal, a taxa de cesariana no país subiu de 79%, em 2004, para 84,5%, no ano passado. Os números, mencionados em reportagem escolhida para ser a manchete da edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo (para assinantes), contrasta com a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), de limitar esse procedimento a 15% dos partos. No SUS (Sistema Único de Saúde), o índice de cesarianas, que é mais cara e acarreta mais riscos à mãe ao bebê, chegou a 31% no ano passado.
Trânsito
Trânsito
4. Celular e volante
Os jornais O Estado de S. Paulo e The New York Times trouxeram em suas edições do fim de semana reportagens sobre o uso de celular ao volante. No Brasil, a questão envolve a possibilidade de a infração passar a ser considerada gravíssima, contando sete pontos na carteira de habilitação, em vez dos quatro atuais. Além disso, segundo estuda o governo, o valor da multa subiria 270%, de R$ 85,13 para R$ 315. No NYT,uma pesquisa citada aponta que um bate-papo descontraído ao volante significa chances quatro vezes maiores de o motorista causar um acidente, em relação a quem está atento somente ao trânsito. O portal do jornal na internet também lançou um debate sobre o assunto, com a opinião de especialistas. A pergunta central questiona se a mistura celular e volante não deve ser considerada ilegal em todo o território americano.
Por João Carlos Silva
Por João Carlos Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário