terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mesmo sob vaias e protestos vereadores que dão sustentáculo ao governo de Vete Botelho aprovam PCCS de Itinga do Maranhão.

Professores em clima de revolta
Mesmo sob vaias e protestos vereadores que dão sustentáculo ao governo de Vete Botelho aprovam PCCS de Itinga do Maranhão.

Por Ezequias Holanda
Itinga do Maranhão
- Nesta terça-feira (21) as 20h00min, vereadores que compõe o atual governo municipal decidiram o destino profissional dos servidores da educação de Itinga do Maranhão.

Usando da prerrogativa que lhe é garantida por lei, o presidente da câmara municipal de Itinga do Maranhão, vereador Raimundo Urucu, decidiu que a reunião para aprovação do PCCS – Plano de Cargos Carreira e Salário dos servidores da educação seria votado em sessão fechada, ato este que revoltou os mais de duzentos profissionais da educação que ali se encontravam.

Liderados pela presidente do SINTEEIMA – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Itinga do Maranhão, os profissionais se mantiveram somente aguardando que as portas da chamada “casa do povo” tivessem suas portas abertas para adentrarem ao recinto público.
Ao serem informados que a votação aconteceria às portas fechada e por se sentirem mais uma vez traídos pelos legisladores que ali se encontravam e se quer tiveram a hombridade de saírem para dar uma satisfação aos presentes, iniciou-se um movimento com palavras de ordem e desabafo dos trabalhadores da educação.

Após alguns minutos o vereador Ademir Braga resolveu convidar a classe trabalhadora a adentrar a sala de reunião da casa de leis onde estava acontecendo a sessão e votação do PCCS.

Com ânimos bastante alterados alguns dos presentes resolveram fazer uma ultima tentativa de conversa com os vereadores presentes, entre eles o presidente daquela casa Raimundo Urucu, os vereadores Eduardo Batista, Jarnilan, Gelsiane (Gel), Ademir Braga, Gedeon, professor Claudemir e o vereador que também é professor Renilson Alves Machado.

O que se esperava aconteceu - na sessão ordinária e na presença dos educadores, os representantes do povo votaram em um documento com único objetivo, satisfazer apenas a vontade pessoal da atual administradora pública, Vete Botelho (PDT), esquecendo-se do seu verdadeiro papel que seria representar o povo e não o governo.

Os ânimos se acirraram mais ainda, foi quando o presidente da Câmara Municipal de Itinga do Maranhão resolveu chamar a policia militar para expulsar os que a lhe estavam, esquecendo ele que naquele local se encontrava, o que virou palavra de ordem na bocas dos profissionais da educação. “Fomos convidados para entrar, só bastava nos convidar para sair, frisou a professora Vera Gomes”.

Após o término da sessão o único vereador de oposição, professor Renilson Alves, com os olhos lacrimejando, veio ao encontro do povo informar que fora votado o documento. “Não votei no parecer do relator da comissão e nem na aprovação do PCCS, frisou o vereador Renilson”. Em seguida o vereador foi ovacionado pelos professores e demais profissionais da educação do município.

Justiça seja feita
Vale aqui ressaltar o brilhante trabalho da policia militar que mesmo sendo persuadida todo o tempo, pelos vereadores de situação e pelo presidente da casa de leis, em nenhum momento usou de agressividade para com os presente e apenas com um bom dialógo conteve os ânimos e fez seu trabalho de forma pacifica e ordeira. Parabéns ao comandante do destacamento de Itinga do Maranhão, sargento Sampaio e os policiais cabo Feitosa e Alcobaça pela postura e profissionalismo.

2 comentários:

Anônimo disse...

sou professora da rede municipal em Itinga, recentemente tivemos que ir para as ruas para manifestar nossas revoltas por que até então não haviamos recebidos nosso terço de férias, a prefeita teve a ousadia de descontar de nossos sálario a falta do dia da manifestação adiantada sem ir o resumo de ponto do mes a qual fizemos a manifestaçao, será isso certo...temos como lutar na jurtiça, essa prefeita tá fazendo tudo para atrapalhar quem precisa...

Anônimo disse...

sou professora e fico revoltada em ver os descaso pela educação, a merenda escolar esta sendo levada pela escola de uma forma horrivel...merenda de pessima qualidade....os pães distribuidos na escola passam até cinco dias engavetado em armários para poder ser consumido pelos alunos, armários esses cheios d ratos isso está errado.....