quinta-feira, 1 de abril de 2010

Polícia Federal prendeu mais um prefeito maranhense, é o segundo em 12 dias

Comentário do Blog: As ações da Polícia Federal estão acontecendo sempre logo após os municípios serem alvos de uma devassa da Controladoria Geral da União (CGU). Uma pena que os municípios que são escolhidos para auditoria da CGU aconteçam somente através de sorteios. O município de Açailândia já bateu na trave pelo menos duas vezes. Vale aqui uma canção: “Mais quando será o dia da minha sorte, sei que antes da minha morte... Eu sei que dia chegará”. Seria importante que Açailândia não só recebesse a auditoria da CGU, mas também de algum órgão que pudesse fiscalizar a leniência do nosso Ministério Público. Aqui em Açailândia todas as vezes, que por um motivo ou outro, vê-se alguns carros pretos com placas brancas, neguinho desaparece.

Em apenas 12 dias, a Polícia Federal (PF) prendeu, em flagrante, dois prefeitos do Maranhão. Nesta quarta-feira, foi a vez do prefeito do município de Satubinha, Antônio Rodrigues de Melo (PP), o "Mão de Ouro". Ele foi detido sob a acusação de fraudar as contas da prefeitura da qual era gestor. O primeiro a ser preso foi o prefeito de Serrano do Maranhão, Vagner Pereira. Ele foi detido em 19 de março.

Até o início da noite, a PF não havia se manifestado sobre a prisão, mas é bem provável que Mão de Ouro tenha cometido o mesmo crime que o prefeito de Serrano: sacar dinheiro público na boca do caixa, o que é proibido por lei. A PF vem monitorando alguns municípios que estão sendo denunciados por irregularidades na gestão pública.


O primeiro a ser preso
Em novembro de 2009, o prefeito eleito do município de Serrano, Leocádio Olímpio Rodrigues (PDT), teve o mandato cassado a pedido do Ministério Público em decorrência de denúncias de irregularidades e desvio de verbas, passando o cargo para o vice Vagner Pereira (PT do B).

No entanto, investigações acusaram Vagner de agir em desconformidade com o decoro do cargo, tendo em vista supostos atos praticados contra bens e receitas do município. Para complicar o caso, Vagner foi preso, em flagrante, em 19 de março quando tentava sacar, na boca do caixa de uma agência bancária em Cururupu, R$32 mil dos cofres públicos.

Nenhum comentário: