Dez em cada dez observadores da cena política maranhense apontam o grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB) como o mais provável vencedor da futura eleição para a Câmara Federal.
Para estes observadores – deputados, políticos e jornalistas com experiência na cobertura de eleições - a bancada roseanista deve garantir pelo menos 10 das 18 cadeiras na Câmara.
Podendo chegar a 12, dependendo da conjuntura eleitoral.
Na atual bancada do governo, têm eleição praticamente assegurada os deputados Sarney Filho (PV), Gastão Vieira (PMDB), Pedro Fernandes (PTB), Nice Lobão (DEM), Clóvis Fecury (DEM) e Pedro Novaes (PMDB).
Também devem garantir vaga os deputados Waldir Maranhão (PP), Costa Ferreira (PSC), Cléber Verde (PRB) e Davi Alves Filho (PR).
A lista da ala governista se completaria com a eleição dos novatos Luciano Moreira e Chiquinho Escórcio (ambos do PMDB), que vêm em crescente evolução de campanha.
Neste grupo, a situação mais complicada é a de José Vieira Lins (PR), que perdeu apoios e precisa brigar para garantir a reeleição
Uma 13ª vaga na bancada governista seria do petista Washington Oliveira, caso ele confirme candidatura à Câmara.
Oposição
Na oposição, vivem situação confortável a esta altura do campeonato apenas os deputados Roberto Rocha e Pinto Itamaraty (ambos do PSDB).
Todos os demais correm riscos - Carlos Brandão (PSDB), Julião Amin (PDT) e Domingos Dutra (PT).
É exatamente por isto a perspectiva de crescimento da bancada governista.
Estes oposicionistas podem perder a vaga também para novatos, como Weverton Rocha (PDT) e Luiz Carlos Porto (PSDB).
A última vaga é a de Flávio Dino (PCdoB), que não vai disputar a reeleição…
Fonte: Marcos D’Eça
Nenhum comentário:
Postar um comentário