quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VALE: Travessia na altura da Ferreira Guedes “uma verdadeira Roleta-Russa”.

Carreta carregada de carvão é destruída em choque com trem da Vale. Motorista e passageira escapam ilesos.

blog1

Açailândia – Com a reforma estrutural da “Estrada Ferreira Guedes” o fluxo de caminhões e carretas que transportam carvão para as guserias de Açailândia, cresceu de forma exorbitante e com isso também cresceu o risco de acidentes na travessia da Estrada de Ferro Carajás.

A travessia, segundo caminhoneiros, é uma verdadeira “Roleta Russa”, pois em virtude do peso da carga os caminhões são obrigados a empreender velocidade na base de uma ladeira, precedida de uma curva e quando atinge o topo chega-se á ferrovia – impossível de se observar se há ou não algum trem trafegando no trilho naquele momento – a iminência de um acidente acontece a todo o momento.

blog14

Em outros setores da travessia da Estrada de Ferro Carajás a Vale instalou barreiras automáticas que evitam esse tipo de acidente, no entanto, no setor da Ferreira Guedes a CIA Vale não agiu da mesma forma e caminhoneiros são obrigados a correr esse risco todos os dias.

Na última terça-feira (18), uma carreta carregada de carvão foi atingida por um trem de passageiros que fazia viagem Açailândia/São Luis – a cabine do veículo ficou totalmente destruída. O motorista e uma passageira estavam na carreta, mas conseguiram sair do veículo a tempo.

Outra grande reclamação dos caminhoneiros que usam a “Estrada Ferreira Guedes” são as construções, pela Vale, de uma enormidade de “quebra-molas”, que vem causando enormes prejuízos para a categoria.

blog5

“Ao invés da Vale buscar uma solução para esse problema da travessia da Estrada de Ferro, aonde todos os dias corremos risco de vida, ela [Vale] fica construindo quebra-molas na Estrada gerando muita dor de cabeça e prejuízo financeiro pra todos nós”, reclamou um caminhoneiro.

Fotos Exclusivas: Gilberto Freire.

Nenhum comentário: