Por falta de aplicação de políticas públicas adequadas nas últimas décadas, a chamada “erosão central” de Açailândia cresce de forma vertiginosa. Iniciada em um dos trechos da Rua São Francisco, essa grande cratera já ameaça moradores do Centro da cidade e se tornou uma grande dor de cabeça para a atual administração.
*Por Wilton Lima.
Açailândia - O castigo causado pelo inverno, com as fortes chuvas registradas na região nestes últimos meses, aumentou ainda mais a preocupação dos moradores instalados ás margens da grande erosão criada ao longo do tempo no município de Açailândia. E diante das incertezas e dos riscos que passam essas famílias uma forte mobilização já está sendo criada para exigir dos órgãos competentes a imediata recuperação e uma solução definitiva do problema que se arrasta por mais de 30 anos.
No ultimo sábado, 13, atendendo a solicitção da prefeita Gleide Santos, o ex-presidente da república e Senador José Sarney , enviou para Açailândia uma equipe com representantes da Defesa Civil do Maranhão e da Secretaria Nacional da defesa Civil, para que pudessem fazer uma avaliação prévia da situação instalada no município, bem como, verificar a situação das famílias que vivem nessas encostas, sujeitas a enchentes e desmoronamentos. A equipe que contou com a apoio da defesa civil do município fez uma avaliação técnica de todo o local que se transformou em uma extensa cratera que já atinge cerca de 1.000 metros de comprimento, para uma tomada de posição.
Por determinação da prefeita Gleide Santos, o secretário de Infraestrutura Dr. Wagner Nascimento, acompanhado de engenheiros da mineradora Vale também fizeram uma ampla avaliação do problema que afeta centenas de famílias, na busca de firmar parcerias sólidas, tanto na iniciativa privada, como no poder público através do governo do Estado e do Governo Federal, com o apoio do deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB), do deputado Hélio Soares (PP) e da governadora Roseana Sarney, como também do senador José Sarney.
Essa antiga erosão que engloba as ruas Minas Gerais, Castelo Branco e rua São Francisco é hoje um dos maiores desafios do governo municipal.
Audiência com o Ministro da Integração Nacional
A liberação de recursos para o enfrentamento das erosões que crescem assustadoramente em Açailândia, com as fortes chuvas que caem na região, também foi tema do encontro entre o deputado federal Chiquinho Escórcio e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que já encaminhou a Defesa Civil Nacional e enviou técnicos para uma avaliação in loco dos transtornos e prejuízos causados à infraestrutura urbana e à população do município. “Agora precisamos que a prefeita Gleide Santos decrete estado de emergência no município, em função desse grave problema, pra que seja encaminhado um Plano de Trabalho a ser analisado pela Defesa Civil, que definirá o valor do repasse para auxiliar o município nos trabalhos de recuperação dessas erosões”, declarou Chiquinho.
Um comentário:
eu só vou acreditar q ela vai tapar esse buraco vendo , se ela ñ tá tapamdo os buracos menores imagine uma erosão desse tamanho kkkkkkk é pra rir mesmo
Postar um comentário