quinta-feira, 2 de maio de 2013

Política oposicionista de Itinga procura desestruturar o governo Vete Botelho, um governo voltado para a Educação.

Esc. construída com recursos próprios no Ass. Alto Alegre do Ipuí

Escola construída com Recursos Próprios  no Assentamento Alto Alegre do Ipuí.

Itinga do Maranhão - É comum nessa região, especialmente no período de acordos coletivos, os sindicalistas da educação voltarem suas metralhadoras para os gestores municipais na tentativa de intimidar e conseguirem maiores benefícios para a classe. Nesse momento, eles não se colocam nem como munícipes, nem como educadores. Pelo contrário, falam mal dos administradores, fazem movimentos grevistas e desrespeitam autoridades constituídas, muitos deles se comportando como baderneiros, sem se importar de honrar o nome de “educador”. E o pior, muitas vezes nem lutam pelos interesses da classe, servindo-se apenas de marionetes nas mãos de grupos oposicionistas, que se aproveitam da ingenuidade de alguns ou da falta de conhecimento de outros.

Esc. construída com recursos prórpios no Ass. Arara Azul Escola construída com Recursos Próprios no Assentamento Arara Azul

É o que acontece atualmente no vizinho município de Itinga, quando os legítimos representantes da classe fazem vistas grossas para os inúmeros benefícios conseguidos nos últimos quatro anos e não se incomodam nem um pouco de inviabilizar o município, esquecendo-se dos ganhos que já tiveram nos anos anteriores, o que colocou Itinga entre ao município que mais bem pagam seus professores no Brasil, de acordo com os principais itens constantes nos acordos coletivos realizados entre 2009 a 2012, como por exemplo:

Ano 2009:

· 10 % de reajuste salarial para os professores;

· 100 reais de vale alimentação para agente de portaria, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais;

· 5 % de incentivo de sala de aula;

· Gratificação de R$ 75,00 para auxiliar administrativo.

Ano 2010:

· 5 % de reajuste para professores;

· 5 % de reajuste para vale alimentação;

· Definido a carga horária de 6h para agentes de portaria, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais;

· 10 % de incentivo sala de aula;

· Pagamento de hora extra aos agentes de portaria do excedente a 160 horas trabalhadas.

Ano 2011:

· 15 % de reajuste sobre o sal´[ario de todos os servidores do magistério, incluindo os professores de informática;

· 6 % de vale alimentação mais adicional de tempo de serviço;

· Foi concedido o quadriênio equivalente a 5 % aos professores concursados nos anos de 1997 e 2003;

· 10 % de gratificação e incentivo de sala de aula, referente ao salário base, aos docentes em efetivo exercício de sala de aula;

· 10 5 de gratificação aos professores da zona rural, que exercem outra função além da regência em sala de aula, entre outros benefícios.

Ano 2012:

· 5,10% de reajuste (IPCA) sobre a remuneração de todos os servidores do magistério, incluindo professores de informática, a título de recomposição de perdas em decorrência da inflação;

· Reajuste de 5,10% no vale alimentação para secretárias, auxiliares de secretaria, agentes de portaria e auxiliares de serviços gerais;

· Manutenção de todos os outros ganhos conseguidos nos anos anteriores.

Ganhos estruturais na educação

O município de Itinga teve ganhos estruturais consideráveis na administração da prefeita Vete Botelho e durante muito tempo a gestora que teve que trabalhar para tirar o município da inadimplência de gestões passadas para então poder firmar novos convênios com o governo federal. Vele ressaltar que o município detém 29 comunidades de assentamentos, que durante seus primeiros anos receberam pouco ou nenhum benefício e muito ainda precisa ser feito.

É verdade que nem todas as comunidades possuem dependências escolares padronizadas e com o devido conforto que o aluno merece. Porém, a prefeita Vete tem assistido da melhor forma possível as escolas da zona rural, algumas já construídas com recursos próprios como é o caso dos assentamentos Alto Alegre do Ipuí e Arara Azul (Escola Municipal Paulo Coelho) para que os alunos estudem com dignidade.

Quanto a Escola Hélio Soares, no Assentamento Açaizal, que funciona em condições precárias na sede da Associação de Moradores, esta já estava sendo construída com recursos próprios, mas o município acaba de ser contemplado pelo FNDE, através do PAR – Plano de Ações Articuladas com a construção de 22 escolas: SEDE: Vila São Sebastião, Bairro Coqueiral (02 unidades), Vila Emanuela, Jardim Planalto, Célio Braz e Bairro Marcos Pimentel. ZONA RURAL: Açaizal, Carotes, Nova Esperança, Bandeirantes, Santa Izabel, Cajuapara, Paulistão, Bom Sossego, Nova Canaã, Km-68, Vila Nova, Santa Luzia, Horizonte Azul, maranhão do Sul e Chapadão.

O município ganhou também em transporte escolar. Hoje são cinco ônibus novos e mais uma L-200 para os serviços da secretaria, só no ano passado foram quase três mil peças de mobiliário escolar para professores e alunos e avanços consideráveis na área de Educação Inclusiva com duas salas de recursos multifuncionais e uma sala especializada.

A Inclusão Digital foi outra conquista da rede municipal e da própria comunidade na administração de prefeita Vete. São dois Telecentros servido à comunidade com aulas de informática nos três turnos e cerca de dez laboratórios de informática nas escolas da sede e zona rural, além da adesão a programas importantes como o PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola, PDDE – Programa de Dinheiro Direto na Escola, adesão aos programas Mais Educação e Se Liga e Acelera e foi um dos primeiros a aderir ao Pacto nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Conquistas importantes

A implantação do Conselho Municipal de Educação foram de suma importância para a educação no município. A partir daí ficaram definidas as diretrizes para o setor nos próximos dez anos e a instituição do PCCS assegurou à classe a isonomia salarial. No campo de melhorias na qualidade de ensino houve a implementação da Rede de Formação Continuada e desde a administração de Vete Botelho que Itinga cumpre rigorosamente a Lei do Piso Salarial, inclusive com a implantação das Horas Atividade e está entre os municípios brasileiros que melhor paga seus servidores da educação.

Portanto, se fôssemos enumerar os ganhos do setor educacional no município de Itinga, bem como da classe de docentes, ficaríamos horas aqui a descrever benefícios, que com certeza não seriam lidos em sua íntegra por todos os nossos leitores. Fica aí um pouco da verdade dos muitos benefícios concedidos aos educadores itinguenses, bem como ao setor educacional.

Nenhum comentário: