quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Lobão declara apoio a Luis Fernando para 2014 após abdicar de pré-candidatura

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), abdicou ontem da pré-candidatura ao Governo do Estado e declarou formalmente apoio ao colega de partido Luis Fernando Silva, secretário de Estado da Infraestrutura.

A reunião na qual se definiu o quadro da sucessão de 2014 pela base governista aconteceu na residência do presidente estadual do PMDB, senador João Alberto, e contou com a participação das principais lideranças peemedebistas do Maranhão, o senador José Sarney e a governadora Roseana Sarney entre elas. Foi a confirmação de um discurso de união pregado ainda em março, por ocasião do encontro estadual do PMDB e a deflagração oficial do processo que culminará com a eleição do novo governador do Maranhão, em outubro do ano que vem.

Segundo o ministro, o grupo sempre apoiou seu projeto de disputar a eleição do ano que vem, mas ele havia deixado claro que decidiria seu posicionamento levando em conta, também, o trabalho que vem desenvolvendo à frente do Ministério das Minas e Energia (MME). Para o, agora, ex-pré-candidato, pesou na decisão a importância do MME para o Brasil e, principalmente, para o Maranhão.

“Todos, desde o início, pretendiam a minha candidatura ao Governo do Estado. E, desde o começo, ficou em mim a capacidade de decidir se eu seria, ou não, candidato a governador. Pensei muito e cheguei à conclusão de que o Ministério que eu ocupo é extremamente importante para o Brasil, mas em especial para o Maranhão”, declarou.

Lobão destacou o fato de que Luis Fernando foi aceito pela unanimidade do comando partidário para enfrentar o que considerou “luta” a ser travado no ano que vem. “O Luis Fernando foi o escolhido por unanimidade pelo nosso grupo – ele é o pré-candidato do PMDB, que tem uma aliança larga com diversos partidos – para enfrentar essa luta que virá no próximo ano”, comentou.

Honra – O secretário Luis Fernando classificou como “honra” o fato de ter sido escolhido por unanimidade pela cúpula do PMDB para representar o grupo na sucessão da governadora Roseana. Para ele, a tranquilidade com que foi tomada a decisão foi possível pela característica de unidade do grupo.

“É natural que os partidos, e o PMDB também, comecem a se articular para as eleições de 2014. E o nosso grupo tem uma característica muito forte de união. E eu sempre disse e repito que, como político, o meu nome está sempre colocado à disposição do partido”, reforçou.

O pré-candidato disse ter noção da responsabilidade que será representar o grupo do qual faz parte na disputa eleitoral de 2014. “Se a base do PMDB entende que em 2014 eu possa disputar a eleição, me coloco, sim, com muita honra, com muita alegria, com muita satisfação, mas com muita responsabilidade, sobretudo, à disposição do partido para isto”, frisou.

“Farei todo o esforço pela candidatura dele”, diz Lobão

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), não se limitou a sair da disputa em favor do secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando (PMDB). Garantiu, também, empenho pela candidatura do colega de partido no ano que vem, dentro das limitações que o cargo de ministro impõem.

“Farei todo o esforço que puder pela candidatura dele. Irei para as praças públicas, estarei nas reuniões partidárias, durante o tempo que minhas atribuições permitirem. O Luis Fernando contará comigo em todos os momentos para levar adiante essa candidatura, que não é só dele, é nossa, é do estado do Maranhão, é do grupo político que está governando o estado”, declarou.

O auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT) destacou, ainda, as qualidade do pré-candidato do PMDB como administrador público. E lembrou também da passagem de Luis Fernando pela sua equipe de governo, nos anos 90.

“Trata-se de um nome da melhor qualidade, foi um prefeito exemplar, de uma grande cidade, que é Ribamar, é secretário de Estado, foi meu secretário quando eu fui governador do Estado. É leal, inteligente, talentoso. Tem todas as qualidades para ser o candidato deste grupo”, concluiu.

Ministro e secretário ressaltam trabalho que têm pela frente

Mesmo o ato político representando o início do processo eleitoral de 2014, peemedebistas dizem que o momento é de focar no trabalho.

Embora reconheçam que o ato político de ontem deflagra oficialmente o processo sucessório no Maranhão, tanto o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), quando o secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando (PMDB), ressaltam que, passado o momento da decisão, a hora é de focar no trabalho que precisam desenvolver nas pastas que comandam.

De acordo com Lobão, o MME tem “obras gigantescas” a serem realizadas no Brasil e no Maranhão. A Refinaria Premiu I, em Bacabeira, lembrou, é uma das principais. Ele também destacou a continuação do programa Luz Para Todos.

“Nós temos obras gigantescas por realizar aqui. Uma delas é a refinaria. Temos o Luz Para Todos, que precisa continuar; são as cinco hidrelétricas que estão em andamento; as termoelétricas; as redes de transmissão de energia elétrica; os minérios; o petróleo aqui na costa do Maranhão, que existe. Tudo isso faz com que eu tenha tomado essa decisão de permanecer no ministério, enquanto a presidente da República e as lideranças políticas do meu partido desejarem, é claro”, afirmou.

Luis Fernando pontuou que uma das vantagens de ter um grupo eminentemente formado por políticos lhe dá a segurança de que a articulação política da pré-candidatura seguirá sendo feita em conjunto, enquanto ele se dedica, “até o próximo ano” a tocar o programa de pavimentação de estradas do Governo do Estado, o Viva Infraestrutura.

“No nosso grupo, ninguém trabalha sozinho. Nossa articulação política sempre existiu. Não é este momento agora que vai definir uma articulação diferente. Nós somos políticos e quem é político faz política. Mas a nossa missão principal, até o próximo ano, é tocar um grande programa de obras que a governadora Roseana Sarney coloca à disposição do Maranhão”, reafirmou.

O auxiliar da governadora Roseana Sarney reiterou os principais pontos do programa. “Nós vamos interligar todas as cidades do Maranhão por estrada asfaltada, estamos recuperando uma parte muito significativa da malha viária do estado. Enfim, são essas as nossas preocupações, é esse o nosso desafio e nós vamos cumprir”, concluiu.

Mais

Roseana Sarney não falou à imprensa após a reunião da cúpula do PMDB, mas comentou durante as conversas da satisfação de ter visto o grupo decidir-se harmonicamente. Estiveram presentes à reunião o ministro do Turismo, Gastão Vieira, os deputados federais Sarney Filho (PV) e Pedro Novais, o secretário Ricardo Murad e o líder peemedebista Remi Ribeiro.

O Estado

Nenhum comentário: