sexta-feira, 25 de julho de 2014

Prefeita e vereadores de Itinga se reúnem com o Comando da 5ª Companhia

123

Itinga do Maranhão - A situação de insegurança vivida hoje pela comunidade itinguense, agravada por dois assaltos ao Banco do Brasil em menos de quinze dias e arrombamentos a lojas e residências, fez com que a prefeita Vete Botelho e nove dos onze vereadores se reunissem com o Comando da 5ª Companhia Independente de Açailândia para tentar encontrar uma solução.

A reunião aconteceu na manhã dessa quinta-feira (24) no gabinete do Major Eurico Alves e além da prefeita e de seu vice, Francisco Bosco, presentes também os vereadores Chiquinho Nascimento, Jarnilan Sousa, Luizelton Borges, Luciano Ferreira, Paulo Queiroz, Salomão Ribeiro, Renaildo Alves, Alzenir Teixeira e a presidente da Câmara, Gelciane Torres.

O Major Eurico ouviu a todos atentamente e dentre as muitas reivindicações todos foram unânimes no mesmo ponto: melhor aparelhamento da polícia, o combate ao tráfico de drogas e o aumento do contingente policial para o Destacamento de Polícia Militar de Itinga do Maranhão, que atualmente trabalha com apenas três policiais por turno de serviço, incluindo o Sub-Tenente Sampaio que está no comando do DPM na cidade.

Sabe-se que a falta de contingente e aparelhamento da polícia não é um problema exclusivo de Itinga e sim de todo o Estado do Maranhão, que sofre com o aumento do comércio de drogas e com a violência por falta de policiais nas ruas. Com Itinga não é diferente. Apesar de ser um município com apenas 25 mil habitantes é uma região de fronteira e com muitas rotas de fugas, tanto para o Estado do Pará quanto para outros municípios maranhenses, o que tem facilitado a ação de bandidos e a falta de contingente policial vem se tornando o principal agravante para que bandidos de outras localidades venham agir no município.

Projetos engavetados

A prefeita Vete falou da sua luta para tentar manter a segurança no município, bem como dos inúmeros expedientes e projetos apresentados durante a sua gestão ao ex-secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, bem como das promessas do mesmo com relação à construção de um Complexo Policial para Itinga. Na época a Câmara chegou até mesmo a votar a doação do terreno para esse fim, mas o projeto acabou sendo engavetado pelo então secretário. Segundo ela, fora isso inúmeros expedientes foram enviados àquela secretaria, todos reivindicando benefícios no que diz respeito à segurança do município, porém sem sucesso.

A prefeita lembrou também que a reunião de quinta-feira foi apenas a primeira de outras que deverão acontecer, não só com a polícia militar, mas também com o Delegado Vital Rodrigues, que não pôde comparecer porque tinha audiência marcada em São Luis com o novo secretário de Segurança Pública. Nos próximos dias a prefeita e os vereadores pretendem também tratar do assunto “segurança” com o Ministério Público e Poder Judiciário, pois acredita que só a união de todos poderá surtir efeito positivo e trazer segurança para a comunidade.

Apoio logístico

O Major Eurico Alves falou sobre as dificuldades enfrentadas por todos os municípios dessa regional por falta de contingente policial e lembrou a ajuda incontestável da gestora municipal para manutenção do DPM em Itinga, “sem a qual seria impossível manter a Guarnição da PM e a Delegacia de Polícia em atividade, como alimentação, combustível, manutenção das viaturas e até material de expediente” – diz. Ele se prontificou em fazer o que está ao seu alcance no momento, que é aumentar o contingente em mais três policiais para que a PM tenha suporte até mesmo ao fazer uma ronda.

Apertando o cerco

O Comandante da 5ª CI prometeu também tomar medidas mais repressivas para coibir a violência na cidade, principalmente no que diz respeito ao tráfico de drogas e para isso vai contar com o apoio da Força Tática, bem como operações pontuais do Esquadrão Águia, que passará a atuar com freqüência no município. Mas, ele lembrou também, que a população precisa estar preparada para sofrer as abordagens necessárias nas operações policiais, que a partir de agora passarão a acontecer no município, pois só um trabalho dessa natureza poderá varrer do município pessoas envolvidas com o mundo do crime.

Nenhum comentário: