terça-feira, 8 de julho de 2014

Prefeita Gleide Santos reúne comerciantes para montar estratégia de realocação e o início da reforma e ampliação do Mercado Público Municipal

mercado1mercado3

Açailândia - A reforma e ampliação do Mercado Público Municipal de Açailândia foi promessa de campanha da prefeita Gleide Santos (PMDB) que se cumpre agora, haja vista, o convênio já ter sido firmado com a Caixa Econômica Federal, para realização da primeira etapa da obra orçada em R$ 800.000,00. O dinheiro já se encontra na conta corrente da prefeitura de Açailândia e caso o município não cumpra com os prazos para início da reforma, a população poderá perder a maior oportunidade da história, de ganhar um novo mercado moderno e equipado no estilo de um “Shopping Popular”, por isso a urgência em realocar o mais breve possível todos os comerciantes para um local adequado, a fim de evitar prejuízos, tanto para o município, como para as famílias que tiram do mercado público o seu sustento. Para ampliação e modernização total do mercado de Açailândia a prefeitura de Açailândia entrará com um valor ainda maior do que o do governo federal, que será na ordem de quase R$ 3.000.000.000,00 (Três Milhões de Reais)

A primeira reunião com os comerciantes aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (07), na quadra de esportes da Escola Jurgleide Alves Sampaio e contou com a presença da prefeita Gleide Santos, secretários, engenheiros e técnicos da prefeitura de Açailândia, além, claro, da grande maioria da população que tem como fonte de renda o mercado público da cidade.

Na reunião, o coordenador da ASPLAN Siqueira Diniz apresentou vários slides contendo as informações oficiais e alguns mapas com detalhes sobre o local para onde os comerciantes serão realocados, demonstrando que foi feito um estudo minucioso do enorme galpão para garantir a segurança, a comodidade e os acessos onde funcionará provisioramente o mercado, até que seja concluída a obra de reforma e ampliação.

mercado2mercado5mercado9

Na sequência, a prefeita Gleide Santos fez uma explanação detalhada relatando tudo que será feito no mercado municipal, desde o valor, até o prazo de entrega da obra, esclarecendo que todo processo de mudança será dentro da legalidade e que essas melhorias irão beneficiar não só os comerciantes, mas também toda a população de Açailândia. “Eu e minha equipe vem trabalhando e planejando esse projeto há mais de um ano, e eu visitei diversas vezes o mercado e vi de perto as pessoas reclamando da sujeira que existe, dos banheiros horríveis, de umas escadas que os deficientes não podem subir e nesse novo modelo do Mercado Municipal terá até elevador, pois o mercado terá dois pavimentos. Nós iremos aumentar os boxes e já mandamos cadastrar os vendedores ambulantes para identificar que são os vendedores da nossa cidade e quando tiver pronto, nós vamos colocar todo mundo dentro nas novas instalações do nosso mercado, pois tudo está sendo projetado para comportar mais pessoas lá dentro. O Elevador panorâmico que será construído no mercado, servirá para as pessoas portadoras de deficiência se locomoverem com mais facilidade até a parte de cima. Vai ser o “point” da nossa cidade, os imóveis e comércios instalados nas proximidades do nosso mercado serão valorizados com esta nova estrutura comercial”, relatou a prefeita.

“A nossa administração vem planejando essa obra de reforma há exatamente um ano, já olhamos três lugares para realocação temporária dos comerciantes do mercado, no entanto, nenhum desses lugares que olhamos é adequado para acomodar todos os comerciantes, porque tem que ser um lugar que caiba todo mundo junto, para que a população saiba que o mercado funcionará provisoriamente em único local”, acrescentou.

“Da nossa parte vamos fazer o possível para garantir estrutura e conforto nesse local que será usado provisioramente, e vamos melhorar o que for preciso como o melhoramento do acesso, do piso, dos banheiros, a colocação de energia e de água”, finalizou Gleide.

A obra do mercado municipal esta prevista para terminar em oito meses, mas a prefeita Gleide Santos resolveu acrescentar por sua conta e risco, mais quatro meses, totalizando um ano de obra, porque entende que raramente se entrega uma obra na data prevista.

Ao final da reunião ainda ficaram algumas dúvidas por parte dos comerciantes, mas o resultado final foi proveitoso, visto que, ainda não haviam sentados para debater o assunto, o poder público e a comunidade do mercado público municipal. Ficou acertado também que será marcada novas reuniões entre o governo municipal e os comerciantes para ser dado início, o mais breve possível, a essa obra de grande relevância para população.

Nenhum comentário: