Por Robert Lobato
ônibus incendiado no último sábado: ações duraram mais de uma semana
A semana que passou foi marcada por uma nova onda de atentados e atos de violência supostamente promovidos por organizações criminosas como o Bonde dos 40 e o Primeiro Comando do Maranhão (PCM).
O Blog do Robert Lobato tem insistido na tese de que essa ofensiva das facções criminosas pode ter motivações políticas para desestabilizar o governo Roseana Sarney e, consequentemente, a candidatura a governador de Lobão Filho (PMDB).
“Quer dizer, então, que a oposição está por trás das ações, senhor Bob Lobato?”.
Claro que não, ou melhor, não necessariamente.
Mas é muito sintomático que este ano eleitoral de 2014 tenha começado como um festival de ataques criminosos jamais visto na história do sistema prisional maranhense.
A impressão que fica para quem acompanha daqui de fora é que o Bonde dos 40 e o PCM querem “ganhar” as eleições para impor uma derrota à governadora.
Não podemos esquecer que assim que assumiu o comando da Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap), o delegado Sebastião Uchoa enfrentou e superou uma série de esquemas que se davam no sistema, inclusive desmontando uma estrutura dominada por agentes penitenciários ligados ao sindicato da categoria.
E não foi por acaso que o delegado caiu do cargo sob aplausos da cúpula deste mesmo sindicato.
Pedrinhas destruída após motim…
Outro aspecto que não pode ser ignorado é a relação histórica de muitos atores políticos com crime organizado, que deixaram o sarneysismo e migraram para a oposição capitaneada por Flávio Dino. São figuras carimbadas que por diversos momentos tiveram seus nomes ligados ao tráfico de drogas ou à agiotagem.
Basta o leitor fazer uma busca no Google para comprovar se Bob Lobato está certo ou errado.
O fato inconteste é que uma há disposição clara do crime organizado em querer influenciar o resultado da eleição no estado. É uma jogada de alto risco apostar nas facções criminosas enquanto “cabo eleitoral”.
Enfim, não há qualquer sombra de dúvidas que neste ambiente de medo, terror e atentados que tentam instaurar no Maranhão, principalmente em São Luis, o maior prejudicado é o candidato apoiado pelo governo, o senador Lobão Filho.
A última pesquisa Ibope retratou isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário