quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde orienta donos de condomínios sobre cuidados com água para consumo humano

Saúde

Na última sexta-feira (17), a equipe técnica do departamento de vigilância em saúde ambiental da Secretaria Municipal de Saúde sob a coordenação do biólogo Clodoaldo da Silva Cardoso, esteve reunida com os proprietários dos sistemas de solução alternativa coletiva de distribuição de água para o consumo humano. O encontro teve como objetivo orientá-los sobre as exigências da Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro/2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para o consumo humano, bem como o seu padrão de qualidade.

Durante a reunião os acadêmicos Adriana Mendes, Alice Conceição e Francisco Sousa, da Universidade Estadual do Maranhão, palestraram sobre doenças de veiculação hídricas, onde foi observado que a água pode se tornar um meio de transmissão direta ou indireta de doenças. De acordo com os palestrantes, os recursos hídricos poluídos por descargas de resíduos humanos, bem como de animais, transportam grande variedades de seres vivos que contaminam diretamente as pessoas. Ressaltaram ainda que, a água proveniente de descargas de efluentes industriais sem o devido tratamento, pode conter substâncias tóxicas que causam danos no ser humano.

A bioquímica Cristiane Mendes, do Laboratório Central do Maranhão (LACEN/MA), com base descentralizada em Imperatriz, falou da boa qualidade da água fornecida pelo município, inclusive, da importância do cumprimento dos itens que se referem à portaria que trata da portabilidade e a qualidade da água. Elogiou também, o trabalho da vigilância ambiental do Município em cumprir as metas pactuadas junto ao Ministério da Saúde, que hoje é referência no cumprimento das ações. Por outro lado, ressaltou as parcerias firmadas com o SAAE e CAEMA, além de buscar outras soluções alternativas e coletivas- SAC, que tem como objetivo promover melhorias nas condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços.

Clodoaldo Cardoso, coordenador da vigilância ambiental, frisou a importância do apoio da gestora Gleide Santos, bem como do secretário de saúde, Marcos Gigante, dos colegas Valmira Duarte e Leomar Mota, coordenadores de endemias que não medem esforços para dar condições à equipe técnica para desenvolver um trabalho de qualidade para melhor atender a população de Açailândia em todos os setores.

Nenhum comentário: