segunda-feira, 23 de maio de 2016

Após 15 ataques, Força Nacional chega a São Luís para conter terror


forçaApós uma série 7 incêndios a ônibus (e outras 8 tentativas, com veículos apenas parcialmente queimados) a Força Nacional de Segurança Pública chega hoje (23) a São Luís para reforças o efetivo local e tentar conter a onda de violência.
As ações criminosas começaram na quinta-feira (19), com seis ocorrências confirmadas, e se estenderam por todo o final de semana.
No sábado (21), o Blog do Gilberto Léda revelou o motivo da ação dos bandidos: é uma reação ao endurecimento da vigilância e da fiscalização em Pedrinhas após o assassinato do agente penitenciário Gilvan Cordeiro, em um bar na Vila Kiola (reveja).
As ordens partiram de dentro do Sistema Penitenciário Estadual e foram disparadas por Eliakim Machado, o Sadrak, líder do Bonde dos 40 (leia mais). A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) tenta convencê-lo a mandar um novo "salve" a seus seguidores, determinando o fim dos ataques, embora o governo não admita publicamente esta informação.
Com o reforço da Força Nacional, é provável que haja ainda maior endurecimento das rotinas nos presídios locais. Com isso, o Executivo espera acuar os criminosos. Há quem acredite, contudo, que isso pode resultar em mais violência.

Nenhum comentário: