A turma que concluirá
o curso em dezembro é composta por 31 alunos da cidade de Imperatriz, 04 de
Açailândia e 01 de São Francisco do Brejão.
No
último final de semana (sexta, sábado e domingo) a Universidade Federal do
Maranhão concluiu mais uma etapa da Pós Graduação em Ascom, oferecida a
jornalistas recém-formados na academia, bem como, quem já exerce a profissão há
muitos anos e procura agora se especializar na área. A disciplina desenvolvida
pela Profª. Doutora Giovana Mesquita, de forma teórica e prática foi: a assessoria e as novas rotinas no jornalismo.
A
Universidade Federal do Maranhão teve a percepção de que a atividade de
assessoria de imprensa se consolidou definitivamente no mercado e vem se
expandindo em grande escala. Atualmente, profissionalizada e estimulada pela
tecnologia, as assessorias de imprensa (Ais) ganham cada vez mais espaço em
grandes empresas e a importância que assumiram na comunicação organizacional é
notória.
A
instituição então preparou um projeto que contou com um time de professores
altamente qualificados, em sua grande maioria já doutores, e outros professores
em fase de conclusão de seus doutorados, daí a qualidade do curso de
especialização em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional.
A
disciplina desenvolvida nos dias 28, 29 e 30 abordou, principalmente, sobre as novas
mídias, responsáveis pelas mudanças que estão acontecendo no jornalismo
mundial, na sociedade em geral, e nas empresas, buscando mostrar como a
assessoria utiliza essas novas mídias, contemporaneamente, para o
relacionamento com veículos de comunicação e com o público em geral.
Antes,
as assessorias produziam para os veículos de comunicação para que estes produzissem
para o público em geral, isso mudou drasticamente – agora, as assessorias produzem
diretamente para o público, por meio de portais e de diversas outras mídias
lançadas no mercado a partir do surgimento de novas tecnologias.
De forma didática, a professora Drª Giovana Mesquita apresentou aos
alunos um novo mundo, um mundo conectado, e que a assessoria de
imprensa ganha cada vez mais espaço nesse novo cenário da comunicação.
Negar esse fato é simplesmente ignorar os avanços tecnológicos dos últimos anos.
O processo de adaptação às novas mídias pode ser fácil, mas alguns
profissionais ainda resistem a essa transição. É o tipo de reação que podemos
definir muito claramente em uma expressão bem brasileira: Remar contra a maré.
Pior ainda, alguns profissionais acreditam que a transição da assessoria
de imprensa convencional para a assessoria de imprensa na Internet é
apenas uma questão de “mudar de teclado”. Ledo engano.
O mundo online tem um formato próprio, uma dinâmica própria, e por isso,
o profissional de assessoria de imprensa, comunicação social ou
jornalismo, precisa se adaptar a esse formato e compreender suas regras,
técnicas e dinâmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário