segunda-feira, 23 de março de 2020

CORONAVÍRUS: Se a população de Açailândia não “ACORDAR” para a realidade um colapso na saúde e mortes serão inevitáveis.


A Secretaria de saúde do município já registrou 06 casos suspeitos do CORONAVÍRUS, felizmente 01 caso já foi descartado e outros 05 estão em isolamento domiciliar obrigatório.

Neste domingo, 22, sai do meu isolamento social, claro que respeitando todas as orientações das autoridades de saúde de todo o país, para verificar o comportamento da população em alguns pontos de maior concentração de pessoas da cidade de Açailândia.

Nos supermercados pude observar uma grande concentração de pessoas na corrida para estocar alimentos, estava eu editor desse blog também fazendo minhas comprinhas (sem estocar, somente o necessário) – de positivo nos supermercados, foi a preocupação da equipe das lojas preocupadas em higienizar os carrinhos de compras, como também a higienização das mãos dos clientes.

Na tradicional Feira Livre que se instala todos os domingos, na chamada Praça do Mercado, os feirantes foram obrigados a respeitar as normas de proibição de grandes aglomerações, no entanto, a movimentação dentro do Mercado Público Municipal foi muito grande, assim como alguns feirantes que não instalaram suas barracas na feira livre levaram seus produtos para as calçadas, causando desta forma uma grande aglomeração de pessoas em todo o setor comercial do domingo.

A maior preocupação ficou por conta da Feira Livre da Vila Ildemar que tradicionalmente funciona aos sábados, mas que desta feita resolveu instalar suas barracas no domingo – ao que tudo indica muitos feirantes da Praça do Mercado migraram para a Vila Ildemar.
Feira Livre da Vila Ildemar, domingo dia 22 de março.


As escolas estão fechadas, o protocolo de atendimento em toda a área de saúde de Açailândia teve que ser modificado, bares e restaurantes também fechados, o comércio em geral a partir desta segunda (23) terá novo horário de funcionamento e uma escala de rodízios, o governo federal acaba de editar MP autorizando as empresas a suspender contratos de trabalhos de funcionários – isso se chama isolamento social.

No entanto, apesar da população de Açailândia ter conhecimento do problema, ao que parece, grande parte ainda não conseguiu calcular a dimensão - e o município (saúde) que não possui uma estrutura adequada para atender uma grande quantidade de infectados pode entrar em colapso e mortes poderão ser inevitáveis.

Temos conhecimento das dificuldades de isolamento, principalmente, junto a classe trabalhadora que precisa sustentar suas famílias, mas o sacrifício pode salvar vidas, a sua, da sua mãe, do seu filho e do seu vizinho.

#FIQUEEMCASA.

Nenhum comentário: