terça-feira, 21 de abril de 2020

Cresce o número de casos confirmados de CORONAVÍRUS em Açailândia. Positivos com COVID-19 já chega a 08. Cinco de uma mesma família foram infectados.


Esse alto crescimento da noite pro dia se dar também, porque epidemias seguem um padrão matemático chamado função exponencial, usada para representar fenômenos que se multiplicam muito rapidamente ao longo do tempo. Outro fator é a demora pelos resultados de exames – eles vão se acumulando.
Grande parte da população de Açailândia abandonou de vez o distanciamento social, e quem vai as ruas nem ao menos usa máscara de proteção. O número de infectados na cidade pode ser ainda maior, em vista do número pequeno de exames e o atraso de resultados...
O aumento exponencial de novos casos em uma epidemia é apenas uma fase de um ciclo de três etapas. Essas etapas formam o conceito matemático da curva epidêmica, que torna possível prever o ritmo do aumento de casos, o pico das transmissões
Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (21) o secretário municipal de Saúde, Linderval Moura anunciou mais seis casos positivos de Coronavírus (Covid-19) em Açailândia. Destes seis novos casos, cinco são de uma mesma família que estão sendo devidamente acompanhados pelos profissionais da saúde do município.
Com estes novos números, sobe para oito casos confirmados em Açailândia. Porém, o primeiro paciente que foi notificado há cerca de um mês já está curado.
A secretaria municipal de Saúde de Açailândia aguarda ainda novos resultados de exames que foram enviados para os laboratórios na Capital do Estado e esses números poderão ser acrescidos ou permanecerem estáveis.
O secretário Linderval Moura também confirmou os casos de acordo com a faixa etária dos pacientes que são:
20 anos -29 anos – 3 casos
30 anos – 39 anos – 02 casos
40 anos – 49 anos – 02 casos
50 anos acima – 01 caso
Os casos confirmados em Açailândia são de 4 do sexo feminino e 4 do sexo masculino. O bioquímico Osmar Barreto que participou da entrevista coletiva disse que é preciso que a população tenha muito cuidado e se prevenir. Mas alertou que estamos vivendo num período de doenças tropicais e que outras doenças como a Chikungunya, H1N1 e a dengue tem alguns aspectos muito parecidos com o Coronavírus. Mesmo assim, em quaisquer situações a secretaria de Saúde deve ser informada.
Não constam deste boletim epidemiológico os dois casos de funcionários da própria secretaria de Saúde que são uma enfermeira e um médico que, por residirem em Imperatriz foram notificados naquela cidade.
O trabalho da equipe de Vigilância Sanitária e da própria secretaria municipal de Saúde está sendo intenso porque há um grande número de pessoas procurando estes profissionais com suspeitas de estarem contaminadas. Por isso a necessidade dos testes em casos mais acentuados de gripes, com febre, dor no corpo, estafa e problemas respiratórios.
O secretário Linderval Moura pediu, durante a coletiva, que a população tenha calma, mas que evite as aglomerações e se possível, fique em casa, porque a situação tende a se agravar se estas medidas não forem cumpridas.
Com informações de Jorge Quadros
Jornalista DRT 2138

Nenhum comentário: