quinta-feira, 28 de maio de 2020

CORONAVÍRUS: Saúde de Açailândia já está em colapso. Número de casos confirmados se aproxima da casa de 1.000. Mortos já chega a 23.


O colapso no sistema de saúde acontece, segundo especialistas, quando o número de leitos não é mais suficiente para atender a população doente. Enquanto isso, não se tem a ideia real do número de infectados, e, muito menos o número de curados – os dados são muito confusos, por conta disso a tomada de decisões se torna cada vez mais difícil..


No último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, publicado na data de ontem, dia 27, não foi informado a situação da lotação dos leitos hospitalares no sistema público de Açailândia, no entanto, as informações que chegaram a Blog é que já pode-se falar em um colapso na saúde do município, haja vista, 100% dos leitos hospitalares da cidade já estarem ocupados por pessoas que contraíram a Covid-19.

Outro grande problema de fácil visualização no boletim diário da Secretaria de Saúde de Açailândia é o pouquíssimo número de curados em detrimento ao número de notificados que já chegam a quase 3.500 pessoas, como também do número de pessoas positivadas com a Covid-19.

Pra se ter uma ideia do contraponto doentes/curados, pega-se o número de pessoas confirmadas com a Covid-19 até a data de ontem, dia 27, que já chega a quase 1.000 e o número de curados, apenas 48. O percentual de curados não chega a 5% em detrimento aos casos confirmados, sem falar das subnotificações.

O que se imagina é que a Secretaria de Saúde de Açailândia se perdeu ao computar tantos números, que não são só números, são pessoas. Por exemplo: se pegarmos o número de pessoas que foram notificadas que já chega a 3.401, daí você tira o número de descartados 2.014, resta o número de confirmados 967 e em monitoramento 420, que totalizam 1.387.

O que se percebe é que a Secretaria de Saúde, aparentemente, está contando como curados, somente aqueles que foram confirmados e que dali evoluíram para cura – e, como fica aqueles que estão sendo monitorados, mas que também evoluíram para cura, muitas das vezes em casa? Só entrarão nas estatísticas se evoluírem para gravidade ou óbito?

Outra subnotificação é sobre o número de óbitos, que sempre consta no boletim como sob investigação – na última informação, são 09 mortes sob essa tutela.

Enfim, levando-se em conta os dados publicados pela Secretaria Municipal de Saúde, está também havendo uma subnotificação no número de pessoas que já foram curados da Covid-19 – assim sendo, fica cada vez mais complicado tomar medidas de isolamento ou liberação de muitos setores do comércio que continuam fechados, causando assim também uma grande desconfiança da população.

Será que não precisa ser revisto a forma como a informação está sendo passada à população?


Nenhum comentário: