quarta-feira, 27 de julho de 2022

Eleições 2022: Convenções partidárias movimentam bastidores da política na capital São Luis

 



O PSTU abriu nesta terça-feira (26) a temporada de convenções dos partidos que vão concorrer às eleições majoritárias com candidaturas própias  ou coligados, confirmando nome do professor Hertz Dias para governador e Saulo Arcangeli para o Senado. Hoje será a vez do Solidariedade homologar Simplício Araújo, em evento que acontecerá no Hotel Rio Poty, na Ponta D’areia,, a partir da 19h.

As atenções da classe política, no entanto, estarão voltada para final de semana quando os quatro principais candidatos na corrida do Palácio dos Leões realizarão suas festa democráticas para confirmar as presenças de Carlos Brandão (PSB), Weverton Rocha (PDT), Edivaldo Holanda Junior (PSD) e Lahesio Bonfim (PSC).

O primeiro dos quatro a reunir sua militância, aliados políticos e simpatizantes da candidatura será o representante pedetista na sexta-feira (29) no Estádio Municipal Nhozinho Santos, enquanto no sábado (30) será a vez de Edivaldo Holanda e Carlos Brandão realizarem seus atos políticos antes de colocarem as campanhas ruas.

Para o encontro que vai reunir os partidos da base do governo Jair Bolsonaro (PL) em apoio a Weverton, a grande expectativa gira em torno do comparecimento do deputado federal e presidente do PL no Maranhão, Josimar de Maranhãozinho, alvo de três operações da Polícia Federal por suposto desvio de recursos públicos. Os pedetistas, segundo comentam nos bastidores da política, estariam tentando convencer Maranhãozino a não comparecer.

A aliança governista que reúne dez partidos, além de Brandão governador, confirmará Felipe Camarão (PT) como vice e Flávio Dino ao Senado. A festa está programada para o Aterro do Bacanga, a partir das 16h, e deverá ser bastante concorrida devido a animação da militância com o resultado da última pesquisa do Instituto Econométrica que aponta Brandão folgado na liderança com uma diferença de onze pontos percentuais para o segundo colocado.

Edivaldo Holanda, por sua vez reúne partidários, militância e simpatizante também no sábado e realizará sua convenção para confirmar a candidatura ao governo. O ex-prefeito de São Luís optou por não lançar candidatura ao Senado e vai anunciar o vice de sua chapa na festa democrática que marcará o inicio de sua campanha oficial ao governo do Maranhão.

Já no domingo (31), a surpresa da pré-campanha Lahesio Bonfim, ex-prefeito do pequeno município de São Pedro dos Crentes, reunir a militância para homologar seu nome na disputa eleitoral. O vice ainda está sendo articulado e somente deverá ser anunciado na convenção. O PSC vai apoiar a candidatura de Roberto Rocha, que tenta a reeleição.

O candidato, que chegou a declarar apoio à pré-candidatura do Pastor Bel ao Senado, após levar um puxão de orelha do presidente do PSC, deputado federal Aluísio Mendes, que chegou a abrir as porta do partido para ele sair, se acertou com o dirigente do partido e convenceram Pastor Bel ser primeiro suplente de Roberto Rocha, que está 20 pontos percentuais atrás de Flávio Dino.

Nenhum comentário: