sexta-feira, 20 de outubro de 2023

À espera da ajuda humanitária, Gaza corre risco de genocídio, diz ONU

 

Civis palestinos procuram sobreviventes nos escombros de edifício atingido em bombardeio israelense em Khan Yunis, sul da Faixa de Gaza, nesta quinta (19)
Civis palestinos procuram sobreviventes nos escombros de edifício atingido em bombardeio israelense em Khan Yunis, sul da Faixa de Gaza, nesta quinta (19)
MAHMUD HAMS/AFP
 
  
À espera da ajuda humanitária, Gaza corre risco de genocídio, diz ONU
Roger Modkovski

A passagem de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, deve ser aberta nesta sexta-feira (20), segundo a imprensa egípcia. Mas a prevista entrada de ajuda humanitária para a população civil no território palestino é considerada uma "gota no oceano" pela Organização Mundial da Saúde e não resolve a crise humanitária na região sob ataque de Israel.

Leonardo Sakamoto conversou com pessoas que estão na região e afirmaram que os mantimentos prestes a entrar estão sendo encarados como "migalhas", insuficientes para as necessidades das populações civis, e entregues por EUA e Israel para "ficarem bem" perante a opinião pública internacional.

Nesta quinta-feira (19), a ONU denunciou, relata Jamil Chade, que há corpos de palestinos em decomposição em Gaza e que 100 mil edifícios residenciais da região foram atingidos por bombardeios.

Relatores da ONU denunciaram o risco de ocorrer um genocídio contra os palestinos e acusaram Israel -que afirma estar atacando para defender sua própria população após o ataque terrorista lançado pelo grupo extremista palestino Hamas a seu território em 7 de outubro.

José Roberto de Toledo analisa como anda a "batalha de versões" sobre a guerra no WhatsApp. Segundo ele, a disputa entre a esquerda pró-palestinos e a direita pró-israelenses está "empatada", depois de um primeiro momento em que mensagens a favor de Israel predominaram.

Jamil ChadeAjuda a Gaza é 'gota no oceano' e não há como evitar desvios, diz OMS

Leonardo SakamotoEUA e Israel anunciam migalhas a Gaza para ficarem bem no mundo

Jamil ChadeONU denuncia corpos em decomposição em Gaza e 100 mil casas atingidas

Jamil ChadeRelatores da ONU acusam Israel de crime contra humanidade e temem genocídio

Josias de SouzaBiden dispensa asas da ONU e pula no escuro com Netanyahu

Josias de SouzaLula lamentou não poder viajar ao Egito para reunião sobre guerra

Wálter MaierovitchAtaque ao hospital em Gaza mostra o desprezo ao direito internacional

Alicia KleinMo Salah, ataques a Gaza e a importância de celebridades

Milly LacombeQuantas fotos de crianças mortas somos capazes de ver antes de enlouquecer?

Nenhum comentário: