Os primeiros 100 dias de uma gestão municipal é um marco de extrema relevância para prefeitos (as) e vices recém-empossados (as). Esse período é amplamente observado por especialistas, imprensa e pela própria população como um indicativo do estilo de governo e da capacidade de execução das promessas de campanha do eleito.
Artigo
*por Wilton Lima
As gestões municipais completam cem dias de mandato na data de hoje, dia 10 de abril. Nesse período, metas foram traçadas para os próximos anos de governo e os primeiros balanços começam a serem divulgados – nos primeiros 100 dias já é possível realizar uma espécie de prestação de contas ao público que confiou o voto, e, dar respostas às críticas, sejam elas construtivas, ou até mesmo aquelas que buscam somente manchar o trabalho desenvolvido neste início de governo.
Na visão de especialistas em Gestão Pública Municipal, em 100 dias, os gestores municipais devem ser hábeis para organizar informações e comunicar os próximos passos do governo.
E a primeira coisa a ser feita pelo gestor é ter a exata dimensão de tudo o que foi prometido na campanha, não só o que se registrou no plano de governo, mas o que estava nos folders e no que foi dito nas ruas, nos comícios e nas entrevistas.
Em síntese, especialistas destacam três pontos centrais como importantes de serem feitos pelos prefeitos nos seus primeiros 100 dias de governo:
1. Mostrar e
organizar todas as promessas e compromissos de campanha dividindo em ações de
curto, médio e longo prazo. Também concluir nos 100 dias as ações de curto
prazo que já podem ser cumpridas.
2. Fazer um estudo do que foi levantado na
prefeitura, como o balanço das contas públicas e da situação fiscal, e ter a
real noção da situação encontrada.
3. Criar um bom relacionamento no campo da comunicação para impactar a cidade. Prefeito tem que explicar o que quer fazer a curto e longo prazo, e de como será seu governo.
Esse período serve para mostrar também como serão os 4 anos de governo – é também o momento de definir o tom da administração, consolidar a equipe e estruturar as bases para um mandato eficiente e transparente – e o gestor não pode nunca esquecer que depois dos 100 dias a jornada segue e muito precisa ser feito até o final de 2028.
100 dias de Benjamim
Se os 100 dias do governo Benjamim ainda não mostram tudo o que será feito nos quatro anos de gestão, eles ao menos servem como um bom indicativo do que está sendo planejado para a cidade de Açailândia nesse período.
Açailândia já começou a tomar uma nova cara, a viver um novo tempo, a se caracterizar pela marca da nova gestão pública – uma marca com a cara do atual prefeito municipal.
Os primeiros 100 dias de governo do Prefeito Dr. Benjamim, criaram uma marca de muito trabalho, compromisso e ações concretas que já fazem a diferença na vida da população.
O prefeito Benjamim nesses primeiros 100 dias tem mostrado que sua gestão possui um planejamento para a jornada que se inicia e, que está aberto para a população poder cobrar que todas as metas estabelecidas sejam de fato cumpridas.
Ao completar 100 dias de gestão, o novo prefeito e sua equipe se deparam com os desafios de compreender as conjunturas do município e elaborar o plano de governo.
Nestes primeiros 100 dias, o que se percebe claramente é que o prefeito Benjamim e sua equipe fizeram o dever de casa, estabelecendo um necessário diagnóstico da situação do município, para então, definir as diretrizes e políticas públicas em infraestrutura, saúde, educação, transportes, habitação e segurança, além de questões de interesse social como a própria assistência social, agricultura, comércio, indústria, cultura e lazer.
O tempo dirá se a nova gestão está no caminho certo, mas uma coisa é certa, ainda há muito o que ser feito até 2028.
O mandato só começou!
Simples Assim.
“Wilton Lima é servidor
público de carreira, jornalista, radialista e blogueiro, com formação em
Administração Pública (UEMA), Pós-Graduado em Gestão Pública (UEMA), e
Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação (UFMA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário