quarta-feira, 23 de abril de 2025

Vaticano inicia funeral do papa Francisco, e fiéis poderão ver o corpo até sexta-feira

 

Alberto Pizzoli / AFP


Carolina Juliano

Fiéis de todo o mundo começam a se despedir hoje do papa Francisco, morto na última segunda-feira. De hoje até a próxima sexta-feira o corpo do pontífice poderá ser visitado na Basílica de São Pedro para as suas últimas homenagens. O corpo do papa foi transportado da capela de Santa Marta nesta manhã e chegou à Basílica depois de uma procissão acompanhada por uma multidão. As cerimônias se iniciaram por volta das 4h (horário e Brasília) e o velório estava previsto para ser aberto ao público às 6h. No trajeto, o corpo passou pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, depois entrou na Praça de São Pedro e na basílica pela porta central. O corpo ficará exposto por três dias e poderá ser visitado por fiéis e autoridades. O funeral está marcado para a manhã de sábado.

Funcionários da residência de Santa Marta prestaram primeiras homenagens. Funcionários da casa onde Francisco morava e algumas autoridades locais começaram a se despedir já ontem. Dignitários e funcionários da Cidade do Vaticano foram os primeiros a se despedir daquele que foi seu chefe de Estado por 12 anos. Segundo informações da agência AFP, deste primeiro público fizeram parte freiras, leigos, bispos, altos funcionários da cúria, e outros funcionários, de jardineiros a bombeiros e equipe médica. Autoridades italianas estimam que 200 mil fiéis participem do funeral de Francisco.

Cardeais brasileiros que vão participar do conclave preparam a ida a Roma. O cardeal João Braz de Aviz já está no Vaticano. O arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, está a caminho e deve chegar nas primeiras horas de hoje. Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, deve viajar amanhã. Os demais, cardeais Paulo Cezar Costa, Leonardo Steiner, Orani Tempesta e Sergio da Rocha ainda não têm datas definidas para embarque. Dentre as autoridades que confirmaram presença no funeral, estão o presidente Lula; Donald Trump, dos EUA; Volodymyr Zelensky, da Ucrânia; Javier Milei, da Argentina; o príncipe William; o presidente da França, Emmanuel Macron; o rei Felipe 6º, da Espanha; e Ursula von der Leyen, presidente da União Europeia. A estimativa é que 200 chefes de estado e governo participem da despedida de Francisco.

Nenhum comentário: