sexta-feira, 25 de julho de 2025

Emendas diminuem concorrência nas eleições para prefeito

 

Colunista

José Roberto de Toledo e Thais Bilenky

As emendas parlamentares estão provocando uma transformação estrutural na política brasileira que vai muito além do que se imaginava. Um estudo da pesquisadora Bianca Casais, do Insper, em parceria com Henrique Wang, revela que o impacto das emendas não se dá apenas na reeleição de prefeitos, mas na própria formação das chapas eleitorais.

"Embora não tenham encontrado uma correlação estatística forte entre taxa de reeleição e valor das emendas parlamentares recebidas pelos prefeitos que estavam tentando se reeleger, eles encontraram uma coisa, a meu ver, ainda mais importante e interessante e nova", diz José Roberto de Toledo no podcast. Quando um adversário político percebe que o prefeito atual recebeu muitas emendas, ele simplesmente desiste de se candidatar. "Se o adversário do prefeito vê que ele recebeu muita emenda, ele nem se lança candidato", completa Toledo.

 

A pesquisa identificou uma correlação significativa entre o maior volume de emendas para uma cidade e a redução do número de candidatos dispostos a disputar aquela prefeitura. "Quanto mais emendas uma cidade ou uma prefeitura recebe, menor o número de candidatos que vão disputar aquela prefeitura", destaca o colunista do UOL.

Thais Bilenky complementou a análise explicando que as emendas funcionam como uma demonstração de força política. "A gente vê com frequência que o fato do prefeito estar conseguindo captar emenda vai fazendo com que os políticos do entorno dele se filiem ao partido dele ou mudem para o grupo político dele."

Nenhum comentário: