quarta-feira, 24 de setembro de 2025

TJMA instala dois novos Pontos de Inclusão Digital na comarca de Açailândia

Estas importantes ferramentas públicas que foram entregues na data de ontem, dia 23, às comunidades do Distrito Industrial de Pequiá e ao povoado Novo Bacabal, vão garantir acesso mais facilitado à Justiça para a população da zona rural.

Prefeito Dr. Benjamim de Oliveira acompanhado por autoridades do TJMA, na entrega do Ponto de Inclusão Digital de Novo Bacabal.

Em duas solenidades importantes que contaram com a participação do prefeito municipal Dr. Benjamim; da Excelentíssima coordenadora de Planejamento do Tribunal de Justiça e do Programa Justiça de Todos, a juíza Drª. Tereza Nina; como também, da Excelentíssima diretora do Fórum de Açailândia, a juíza Drª. Selecina Locatelli; do presidente da câmara de vereadores, Feliberg Melo; e de várias outras autoridades, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) instalou dois novos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) do programa Justiça de Todos nas comunidades Novo Bacabal e Piquiá, pertencentes à comarca de Açailândia. 

Com a medida, o Judiciário maranhense alcança a marca de 129 unidades em funcionamento, consolidando a maior rede digital de acesso à Justiça do país. Com a instalação, Açailândia torna-se a comarca com o maior número de PIDs ativos no Maranhão. Além dos dois novos pontos, já estão em operação desde outubro de 2022, unidades digitais nos termos judiciários de Cidelândia e São Francisco do Brejão.


A iniciativa tem como objetivo garantir atendimento remoto à população que reside em áreas distantes da sede urbana do município. O povoado Novo Bacabal está localizado a cerca de 70 km de Açailândia, enquanto Piquiá fica a aproximadamente 16 km. Os novos PIDs vão beneficiar diretamente moradores e moradoras dessas localidades e de comunidades vizinhas, promovendo inclusão social e cidadania.


Justiça de Todos vai interligar toda a área territorial da comarca de Açailândia 

Os Pontos de Inclusão Digital oferecem estrutura para videoconferência em audiências e sessões do Tribunal do Júri, acesso ao balcão virtual, consulta processual e atendimento da Defensoria Pública Estadual e demais órgãos do Sistema de Justiça.

Por meio de parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMA (Cemulher), mulheres em situação de violência doméstica podem solicitar Medidas Protetivas de Urgência eletrônicas, com decisão judicial em até 48 horas.

A iniciativa foi implementada a partir de maio de 2022 pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, à época corregedor-geral da Justiça. Sob a coordenação da juíza auxiliar da Presidência do TJMA, Tereza Nina, o programa Justiça de Todos tem ampliado o acesso à Justiça para a população que reside em cidades, povoados, quilombos e ilhas que não são sede de comarcas e não possuem fórum judicial, promovendo equidade territorial e institucional.

Mais de 15 mil atendimentos já foram realizados em todo o Maranhão por meio do programa, que está alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 325/2020) e à Agenda 2030 da ONU, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10, 16 e 17.


ASCOM-PMA

COM INFORMAÇÕES 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

Nenhum comentário: