Medicina segue sendo a profissão mais prestigiada e alvo de desejo dos jovens
Nascido em um ciclo familiar menos favorecido, no bairro Vila Ildemar, um dos mais tradicionais de Açailândia (MA), Moisés Oliveira (25 anos) vem de uma realidade na qual, como ele próprio explica, o estudo sempre foi um desafio e sonhar alto parecia algo muito distante. “Minha família nunca teve condições financeiras de pagar uma faculdade, mas desde cedo aprendi que a educação é o caminho mais poderoso para transformar vidas, e foi nela que escolhi apostar todas as minhas forças”, comenta o, hoje, estudante de Medicina no IDOMED Fameac.
O dia 18 de outubro é marcado pela celebração do Dia do Médico, uma profissão que desperta o desejo de milhões de jovens brasileiros. Segundo um levantamento do Observatório Febraban, Medicina aparece em primeiro lugar entre as profissões de maior prestígio do país, sendo escolhida por 89% dos entrevistados, o que explica o interesse - mesmo diante do surgimento de novas profissões e tendências de mercado - de muitos estudantes por essa carreira. Um desses jovens é o próprio Moisés, que está cada vez mais próximo de realizar o sonho de se tornar médico.
Atualmente cursando o 6º período de Medicina, ele relata que o caminho até aqui foi marcado por muito esforço, superação e determinação. “Foram meses intensos de estudo, disciplina, fé e renúncias. Eu não tinha condições de pagar uma faculdade, mas acreditava que o esforço e a fé me abririam caminhos. E abriram. Em 2023, fui aprovado em primeiro lugar em Medicina, conquistando uma bolsa integral pelo Programa Mais Médicos, no IDOMED Fameac. Aquele dia mudou completamente a minha vida, pois foi quando entendi que a educação é, de fato, a base de tudo”, detalha Moisés.
Difíceis decisões
Antes dessa conquista, Moisés precisou tomar uma das decisões mais difíceis de sua vida. Mesmo faltando pouco tempo para se formar em Engenharia, curso que fazia anteriormente, percebeu que seu verdadeiro propósito estava em outro lugar. “Sempre admirei a Medicina pela forma como ela toca vidas e devolve esperança. Esse era o sonho que sempre pulsou dentro de mim: o de cuidar das pessoas e fazer a diferença na vida delas. Por isso, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida, trancar o curso e recomeçar do zero, dedicando-me inteiramente ao sonho de cursar Medicina”, relata o estudante.
“Muita gente achou loucura abandonar tudo, mas eu sabia que não podia viver com o arrependimento de não ter tentado. Hoje, como estudante de Medicina, cada aula e cada experiência prática me lembram da minha caminhada e do quanto valeu a pena acreditar. Quando visto o jaleco, lembro da fase da minha vida em que sonhava com esse momento e do jovem que, mesmo sem condições, nunca desistiu. Lembro da minha família e de todas as vezes em que pensei em parar, mas, seguindo minha força de vontade, continuei”, finaliza, emocionado, Moisés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário