quinta-feira, 13 de março de 2014

Governo Municipal “Itinerante” leva “Políticas Públicas” aos bairros mais carentes da cidade de Açailândia

ITINERANTE (3)ITINERANTE2 (4)ITINERANTE2 (5)

“Governo Municipal Presente” levando políticas públicas ás comunidades mais carentes da cidade.

Açailândia - Desde o início do mês de fevereiro a atual gestão resolveu inovar na forma de administrar o município de Açailândia, e ao invés da população lotar o gabinete da prefeitura em busca de soluções para os seus problemas, a prefeita Gleide Santos (PMDB) reuniu várias equipes da saúde, da ação social, infraestrutura e demais secretarias para então realizar uma itinerância nas ações desenvolvidas pelo poder público, ou seja, levar as políticas públicas diretamente àquelas pessoas que necessitam dos serviços do município.

Pelo menos uma vez por semana, um bairro é escolhido á dedo e durante todo o dia são efetuadas marcação de exames, consultas e cirurgias, além da aplicação efetiva das políticas públicas na área social, reprimidas ao longo tempo e deixadas por administrações que passaram.

Na última terça-feira (11) as atenções se voltaram para a população do Baixão, na Vila São Francisco – Centenas de famílias foram atendidas pessoalmente pela prefeita do município, fato nunca visto na história política do município de Açailândia – O chamado “Governo Itinerante” de Açailândia, segundo a assessoria da prefeita Gleide Santos, tem como objetivo principal aproximar cada vez mais a população das políticas públicas disponíveis, além de, com essas aproximação, o Poder Público também possa tomar conhecimento cada vez maior das necessidades da população, principalmente aquela mais carente.

Na ação do “Governo Itinerante”, quase toda a administração pública municipal é transferida por um dia para um local ou bairro da cidade, que recebe colaboradores e servidores em uma estrutura humana composta por diversas secretarias que prestam, praticamente, todos os serviços públicos.

Além das famílias do Baixão, já foram realizadas outras edições da programação como na Vila Ildemar (PROJETO RESGATE DA FAMÍLIA) e Bairro do Jacú (Rua JK), onde foram atendidas mais de 200 pessoas. No geral mais de mil pessoas já foram atendidas nesses três primeiros bairros visitados pela prefeita Gleide Santos e toda sua equipe de trabalho.

ITINERANTE (2)ITINERANTE2 (2)ITINERANTE2 (6) 

De uma forma geral, na área da saúde são marcados exames médicos e consultas entre outros procedimentos médicos e outros serviços relacionados à área da Saúde Municipal. Os exames médicos e demais procedimentos são feitos no SESP/Hospital Municipal de Açailândia ou nas Unidades Básicas de Saúde do Município, que são dotadas de profissionais como médicos e enfermeiras para o real atendimento ao público.

Na área da Ação Social as equipes da secretaria orientam sobre os programas sociais, fazem cadastramentos no programa Bolsa Família, além de realizarem uma grande triagem das famílias carentes que não possuem casa própria, onde foram todas automaticamente são inscritas no programa federal “Minha Casa, Minha Vida” após constatação dos dados fornecidos.

O Governo Municipal Itinerante foi concebido e iniciado neste inicio de ano, com o objetivo de levar a administração, aos diversos bairros da cidade e todas às localidades do município.

Inicialmente, as caravanas têm sido feitas apenas nos bairros e localidades da Zona Urbana, mais necessitada desse tipo de ação e atenção. Porém, este ano, deve atender também os povoados da Zona Rural do município.

“Vamos, cada vez mais, intensificar essas ações, que permitem o atendimento das pessoas onde elas moram, sem ser necessário que se desloquem para o centro da cidade, sem ter que arcar com despesas de transportes e nem transtornos de deslocamento. Esse é mais um compromisso que nós assumimos e estamos cumprindo neste começo de 2014, é garantia de um governo presente”, argumentou a prefeita Gleide Santos (PMDB).

Nenhum comentário: