quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Estado e Município realizam mutirão de Glaucoma na cidade de Açailândia

A UPA de Açailândia foi o local escolhido para a realização dos exames de Glaucoma, em uma parceria da prefeitura de Açailândia e Secretaria de Estado da Saúde (SES). O mutirão faz parte da campanha estadual para prevenção e combate à doença.  

Durante toda a tarde da última sexta-feira (19), o poder público estadual ofereceu medicamentos de forma gratuita, ampliando o acesso da população maranhense ao tratamento.

Ao total, 200 pessoas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Açailândia, 55 receberam colírio para iniciar o tratamento do glaucoma.

Aos pacientes foram oferecidos além dos exames que permitem a detecção do glaucoma, alcançou outras patologias oculares, avaliação médica, medicamentos adequados e encaminhamento para unidade de saúde para o acompanhamento do paciente.

O diagnóstico é imediato. Mas cada exame tem uma função específica, por exemplo, o fundo de olho, o fundoscopia,  ajuda a diagnosticar o glaucoma. Já o dado da pressão intraocular ajuda a decidir por qual esquema de tratamento optar para cada paciente.

Nessas ações conjuntas de mutirão é possível oferecer aos maranhenses uma assistência especializada na área.

Os pacientes diagnosticados com glaucoma recebem tratamento totalmente gratuito, os colírios são distribuídos pelas redes municipais e estaduais de saúde, por meio do SUS. Além do glaucoma, os mutirões realizados pela SES revelam catarata e pterígio como as doenças mais frequentes no diagnóstico dos pacientes.


Nenhum comentário: