quinta-feira, 30 de abril de 2009


GRIPE SUÍNA

Brasil tem 2 casos suspeitos e monitora 36


SÃO PAULO - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que 36 casos de suspeita de gripe suína são monitorados em 11 Estados no país. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, às 16h desta quarta-feira (29), em Brasília.

Outros dois casos monitorados que demandam mais atenção do ministério foram registrados em São Paulo e Minas Gerais. As duas pessoas investigadas estiveram no México recentemente e apresentaram sintomas da doença, entre eles febre.

Durante a entrevista, o ministro informou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou nesta quarta-feira (29) o nível de alerta de pandemia de gripe de 4 para 5 (numa escala até 6), por conta da ameaça da gripe suína iniciada no México e que já matou 8 pessoas e contaminou 114.

Isso acontece quando há contaminação de pessoa para pessoa em pelo menos dois países integrantes da OMS, informou.

Apesar dos casos investigados, Temporão voltou a afirma que o país ainda está livre da doença. “O vírus não chegou ao Brasil neste momento.” Segundo ele, o país dispõe de todas as condições técnicas para detectar eventuais casos de gripe suína.

Os casos que o Ministério da Saúde está monitorando foram registrados no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Sequenciamento
O ministro afirmou que o sequenciamento genômico do vírus transmissor da doença já está disponível no site do ministério na internet. Com isso, os laboratórios e hospitais que investigam os casos suspeitos têm condições de comparar os micro-organismos encontrados nas pessoas monitoradas com o causador da gripe suína.

Remédios
Temporão afirmou que o ministério encaminhou 200 doses de Tomiflu, medicamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no tratamento da doença, para o Rio de Janeiro e São Paulo.

A partir desta quinta (30), os demais estados devem receber pelo menos 20 doses de medicamentos. Pernambuco pode receber mais doses, por conta do número elevado de voos internacionais.

O ministro disse que os laboratórios públicos têm condições de começar a produzir as doses de Tamiflu a qualquer momento. Ele afirmou, entretanto, que isso ainda não foi feito porque a matéria-prima usada no medicamento perde o prazo de validade muito rápido depois que os tonéis onde estão estocados são abertos _de 2012 para três meses. O governo tem material suficiente para produzir até 9 milhões de cápsulas do medicamento.

Até esta terça-feira (28), o Ministério da Saúde monitorava 20 casos de pessoas com suspeita de contaminação pela gripe suína no Brasil. Os casos tinham sido registrados em oito Estados.

Nenhum comentário: