quinta-feira, 30 de abril de 2009

NA CAPITAL DO ESTADO


Vereador Juscelino Oliveira busca a inclusão de Açailândia no Programa Minha Casa, Minha Vida.




Depois de uma ampla divulgação de que o município de Açailândia estaria fora do programa do governo federal que contemplará a maioria das cidades brasileiras com a construção de um milhão de moradias, o vereador Juscelino Oliveira (PSL) viajou esta semana para a capital do Estado, na busca de recuperar este incalculável prejuízo causado a população que não possui um teto digno para morar.

Juscelino Oliveira teve uma audiência altamente produtiva com o Superintendente da Caixa Econômica Federal no Maranhão, José Carlos Nunes Júnior (foto 2), na manhã de segunda-feira (27). O vereador apresentou ao representante da CEF dados estatísticos do problema habitacional vivido por Açailândia, e passou para o superintendente a informação dada pelo deputado federal Waldir Maranhão (PP), hoje Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, que em uma reunião da bancada maranhense com a Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef teria ficado definido que assim que for implantado programa, o Maranhão será um dos Estados do Nordeste mais beneficiados. Mesmo porque no Estado, o déficit habitacional chega a 570 mil unidades – é o maior do país.

Juscelino completou dizendo que, no município de Açailândia não é diferente da realidade do Estado, o déficit habitacional da cidade chega a quase quatro mil moradias, portanto, seria inadmissível o município ficar fora deste programa. Juscelino saiu bastante otimista da audiência e com a absoluta certeza de que Açailândia voltará a constar da lista dos municípios que serão contemplados com o Programa do governo federal, pois a partir de agora serão seguidos todos os trâmites legais exigidos pela Caixa Econômica Federal, ora repassados pelo Superintendente José Carlos Nunes Júnior.

Visita ao TCE-MA
O vereador Juscelino Oliveira juntamente com o amigo e correligionário, deputado Alberto Franco (PSDB), estiveram visitando o gabinete do Corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Conselheiro Edmar Cutrim, onde dentre vários assuntos, aproveitaram para falar dos novos rumos do Maranhão, agora sob a administração de Roseana Sarney. A visita foi uma mera cortesia, tendo em vista haver já há muito tempo uma ligação de amizade entre ambos.

Pequiá de Baixo
Aproveitando a ligação política com o deputado estadual Alberto Franco, que hoje é presidente da comissão de meio ambiente da Assembléia Legislativa do Estado, Juscelino relatou ao parlamentar a situação caótica em que vivem os moradores do Distrito Industrial de Pequiá, mais especificamente das mais de trezentas famílias moradoras do Pequiá de Baixo. Ficou acertado que uma comissão composta por cinco parlamentares incluindo Alberto Franco, virá a Açailândia para ver de perto o problema de poluição enfrentado há várias décadas por aquela comunidade. Firmou-se ainda a possibilidade da criação de um Fórum de Debates envolvendo todos os moradores do Pequiá, governo municipal, autoridades judiciárias e representantes das empresas instaladas no Distrito Industrial.

Cursos Profissionalizantes
O novo Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Waldir Maranhão, recebeu o vereador açailandense em sua residência para um café da manhã, na terça-feira (28). O assunto principal foi o que o governo do Estado, através daquela secretaria, tem para a cidade de Açailândia. Waldir Maranhão adiantou que até o final desta semana o segundo escalão da governadora Roseana Sarney e toda a estrutura da sua pasta, já estarão em pleno funcionamento, a partir desse momento vários convênios serão firmados com município de Açailândia, principalmente em se tratando da Secretaria de Ciência e Tecnologia - será dado um choque de gestão na inclusão digital da população mais carente daquela comunidade, além do aperfeiçoamento dos trabalhadores através de cursos profissionalizantes. Waldir Maranhão disse mais, quando na condição de deputado federal, jamais deixei de contemplar o município com as minhas emendas parlamentares, como por exemplo, a obra de pavimentação do Bairro Laranjeiras que já foi iniciada, para logo em seguida acontecer a mesma coisa com a Vila São Francisco – “essa foi uma bela parceria que fizemos, Eu [Waldir Maranhão] e o vereador Juscelino Oliveira, que essa população acreditou e deu uma expressiva votação, disse.

Nenhum comentário: