domingo, 14 de junho de 2009

FUTEBOL
Campeão maranhense de 2009 sai hoje com a partida final
A decisão entre JV Lideral e Sampaio Corrêa é inédita no Campeonato Maranhense, uma vez que acontecerá entre os dois times pela primeira vez e o jogo de volta não será na capital

JV Lideral x Sampaio Corrêa. Esse é o grande duelo que acontecerá hoje, às 15h30, no Estádio Walter Lira, no Camaçari, na decisão histórica do título de campeão maranhense de 2009.
A decisão de hoje é inédita no Campeonato Maranhense, uma vez que pela primeira vez o jogo de volta não será realizado em São Luís, e sim em Imperatriz.

O JV Lideral, para quem não acreditava, é a maior surpresa dos últimos tempos no futebol profissional do Maranhão. O Tricolor do Camaçari surgiu inicialmente como time de master, em que uma pleiade de amigos formou um time para se divertir nos finais de semana. Tomando gosto pela coisa, o presidente Walter Lira, que é um desportista nato, resolveu ir adiante e formou um time para disputar a primeira divisão do futebol imperatrizense. Logo em seguida, vieram as divisões de base e, finalmente, a formação do time profissional e o vice-campeonato da segunda divisão do ano passado, quando subiu para a primeira divisão.

Para chegar à condição de finalista do Campeonato Maranhense da Primeira Divisão, o JV Lideral disputou 21 jogos, dos quais venceu 15, empatou 4 e perdeu apenas 2, conquistando 49 pontos. Marcou 47 gols e sofreu 19. Hoje tem a vantagem do empate, além de poder perder por um gol de diferença para, mesmo assim, ficar com o título, além - é lógico - de uma nova vitória.
O nome Sampaio Corrêa surgiu em homenagem ao Hidroavião Sampaio Corrêa II, que apontou na cidade de São Luís, na Praia do Caju, atual Avenida Beira-Mar, no dia 12 de dezembro de 1922, sob o comando do piloto brasileiro Pinto Martins e do americano Walter Hinpton. Os dois tentavam realizar a primeira ligação aérea entre as Américas, levantando voo dos Estados Unidos para o Brasil.

O uniforme oficial do clube foi inspirado na camisa do Fluminense, do Rio de Janeiro, e estilizado por Gervásio Sapateiro, nas cores amarela, verde e vermelha. Os calções eram de cor cáqui e meiões cinza, baseados nos macacões e polainas dos pilotos Walter Hinpton e Pinto Martins, que usavam também camisas verde/amarela e vermelha I branca, inspiração das bandeiras brasileira e norte-americana. O Sampaio Corrêa é também conhecido por diversas denominações. Primeiramente, foi Aurirubro, devido à camisa ser amarela com detalhes vermelhos; posteriormente, como Tricolor de São Pantaleão, Esquadrão de Aço, Tricolor de Aço, Mais Querido da Cidade, Bolívia Querida e Tubarão.

O Sampaio Corrêa tem 28 títulos de campeão maranhense em toda a sua história. O último foi conquistado em 2003, portanto há exatos seis anos que não conquista um título. Para chegar à final, o Sampaio realizou 17 jogos, obteve 7 vitórias, 6 empates e 4 derrotas e conquistou 27 pontos. Marcou 24 gols e sofreu 14. Para conquistar hoje ao seu 29º título, não tem outra alternativa senão o de vencer por 2 gols de diferença.

O JV Lideral joga desfalcado de Toninho, que foi expulso de campo na partida de ida, Pelezinho e Careca, contundidos. O Sampaio não contará com Cristiano, que levou o terceiro cartão amarelo.

Ficha Técnica
JV Lideral x Sampaio Corrêa
Local: Estádio Walter Lira
Horário: 15h30
Árbitro: Edilson Santiago Cardoso
Assistentes: Roberto da Costa e José Jorge Silva Gomes
Árbitros reservas: Clodomir Rodrigues da Costa e Ivo Pereira

JV Lideral
Vicente; Bruno Limão, Daniel Menezes, Fagundes e Jefferson; Vagno Pereira, Ismael, Mazinho e Romarinho; Valdanes e Cosme.
Técnico: Sandow Feques
Sampaio Corrêa
Rodrigo Ramos; Daílson, Johildo, Robinho e Almir; Marcelo Mendes, Tica, Eloir e Cleber Oliveira; Célio Codó e Thiago Miracema.
Técnico: Edson Porto
O Progresso.

Nenhum comentário: