O Governo do Maranhão lança, nesta quarta-feira (29), o Plano Rodoviário 2009/2010, em solenidade a ser realizada às 10h, no Auditório 2 do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, prevê a recuperação de 1.300 km de rodovias estaduais. A previsão é que os serviços tenham início em setembro.
Serão mais de 800 km de estradas totalmente restauradas – com pavimentação, drenagem profunda e acostamentos -, além do asfaltamento de aproximadamente 400 km de estradas de terra.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Max Barros, a intenção é dar condições perfeitas de tráfego a pelo menos 1/4 da malha viária maranhense.
“Esse plano contempla três áreas: ações de recuperação emergencial, restauração e pavimentação e conservação de rodovias. Nossa intenção é restaurar em torno de 1/4 de toda a malha pavimentada”, explicou o secretário. Segundo ele, a recuperação imediata das rodovias é imprescindível para o desenvolvimento econômico do estado.
“O desenvolvimento do nosso estado sempre passou pelas estradas e nós não podemos nos descuidar desse assunto, principalmente num momento em que todo o país cresce de forma extraordinária. Temos que dar condições plenas para que a nossa produção escoe com a agilidade que necessita”, destacou.
Conservação
Uma novidade no plano a ser lançado, quarta-feira (29), são os contratos de conservação das rodovias. Além dos serviços de pavimentação, as empresas contratadas ficarão responsáveis, durante um ano, pela manutenção das boas condições da malha.
Conservação
Uma novidade no plano a ser lançado, quarta-feira (29), são os contratos de conservação das rodovias. Além dos serviços de pavimentação, as empresas contratadas ficarão responsáveis, durante um ano, pela manutenção das boas condições da malha.
Os serviços de manutenção são os seguintes: roço da vegetação à beira da pista, desentupimento de bueiros e o tapa-buracos. São trabalhos, de acordo com Max Barros, vitais para a manutenção da vida útil das estradas. Ele atribui à falta de conservação parcela de culpa pela situação em que se encontram rodovias maranhenses atualmente.
“Foram dois os motivos que levaram as estradas a ficar no estado em que se encontram atualmente: as fortes chuvas deste ano e a falta de conservação da malha viária nos últimos seis anos”, declarou Barros.
Trizidela do Vale
Entre os trechos contemplados pelas obras, está o anel rodoviário que liga os municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco e Lago da Pedra, uma das regiões mais afetadas pelas chuvas e pelas enchentes do Rio Mearim.
Trizidela do Vale
Entre os trechos contemplados pelas obras, está o anel rodoviário que liga os municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco e Lago da Pedra, uma das regiões mais afetadas pelas chuvas e pelas enchentes do Rio Mearim.
Segundo Max Barros, no período de enchente em Pedreiras e Trizidela, muitos veículos desviaram a rota para os demais municípios do anel, o que provocou danos consideráveis à estrutura da estrada.
“O fluxo de caminhões, principalmente, aumentou de forma considerável nos municípios vizinhos por causa das cheias e os serviços são extremamente necessários”, completou.
Foto 1 - Serviços já iniciados pela governadora Roseana Sarney
Fonte: Sinfra Texto: Gilberto Leda
Foto 1 - Serviços já iniciados pela governadora Roseana Sarney
Fonte: Sinfra Texto: Gilberto Leda
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