terça-feira, 28 de julho de 2009

Conseg exalta políticas de sucesso e discute novos projetos

SEGURANÇA PÚBLICA
Conseg exalta políticas de sucesso e discute novos projetos

Foi grande a participação da sociedade no encerramento da etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), na noite de sábado (25), após processo de articulação deflagrado em todo o Maranhão, que mobilizou diversos segmentos da sociedade. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), juntamente com a Comissão Organizadora Estadual (COE), acompanharam e ajudaram a organizar conferências livres municipais preparatórias, eletivas e prévias regionais, com o objetivo de promover, ampliar e qualificar o debate sobre segurança pública.

Durante o evento, foram eleitos 30 representantes da sociedade civil e 21 trabalhadores da área de segurança pública, totalizando 51 representantes eleitos para a etapa nacional, que vai ser realizada em Brasília, de 27 a 30 de agosto. Desde o começo do ano, trabalhadores da área de segurança pública, sociedade civil e poder público discutiram democraticamente princípios e diretrizes para uma nova política de segurança pública.

Ao final da Conferência, o secretário da Segurança Pública do Maranhão, Raimundo Soares Cutrim, destacou a pluralidade de opiniões no evento, promovendo novas idéias na área de segurança. “O debate amplo e aberto, com todos os setores da sociedade, não apenas permite que novas estratégias sejam construídas, mas também promove uma idéia que precisa ser valorizada, a de que a segurança pública é dever e obrigação de todos, e não somente dos órgãos policiais que lidam com a violência”, disse.
Também presente ao evento, o secretário adjunto de Modernização Institucional, coronel Willian Romão, ressaltou a necessidade de aproximação entre todos os setores envolvidos na segurança pública. O coronel ainda destacou que quanto maior a aproximação entre todos os segmentos envolvidos na segurança pública, melhor para um ambiente de qualidade e paz social. “Por isso, hoje a Secretaria de Segurança do Maranhão, trabalha muito forte dentro de três princípios – forte gestão, respeito aos direitos fundamentais e Polícia Comunitária - envolvendo comunidade e segurança pública, o que com certeza trará bons resultados em curto prazo”, resumiu.
O coordenador da Comissão Organizadora Estadual (COE), coronel Adécio Luis Vieira destacou a importância da união de esforços das autoridades de segurança para a construção e fortalecimento das políticas de segurança pública no Brasil: “É muito importante destacar nesse processo a forma atuante com que a sociedade civil, os trabalhadores, juntamente com o poder público, debateram o tema segurança pública ajudando a construir uma nova era na questão da segurança pública”.

Outra autoridade que esteve presente no evento foi o supervisor de modernização institucional da SSP, coronel Odair dos Santos Ferreira, que também ressaltou a democratização como o ponto forte da conferência. “Tanto a etapa estadual e os eventos que a antecederam, e certamente aquele que vai se suceder em Brasília, agora no mês de agosto, certamente são a cristalização da democratização do tema segurança pública”, disse.
A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional. Importantes decisões serão tomadas, de forma compartilhada, entre a sociedade civil, poder público e trabalhadores da área. Vale lembrar que a Conferência Nacional de Segurança Pública será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, em Brasília, onde cerca de três mil representantes com poder de voto vão deliberar propostas.
Fonte: SSP Texto: Reinaldo Luzzan

Nenhum comentário: