segunda-feira, 27 de julho de 2009

Governo vai reaparelhar o Sine de Imperatriz

Governo vai reaparelhar o Sine de Imperatriz

A agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine/MA), em Imperatriz, terá mais três servidores e ganhará novos computadores para ampliar e melhorar o atendimento ao público. A informação é do secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), José Antonio Heluy, que esteve em Imperatriz, nas terça (21) e quarta-feiras (22), integrando a comitiva da governadora Roseana Sarney.

"A agência do Sine de Imperatriz é uma das mais importantes do estado, por isso estamos implementando ações para melhorar, modernizar e ampliar o atendimento aos trabalhadores que procuram nossos serviços", explicou o secretário.

José Antonio participou da primeira edição do projeto "Sine nos Bairros" em Imperatriz. O projeto, que havia sido realizado apenas em São Luís, atendeu em um dia mais de trezentas pessoas. Cerca de 100 carteiras de trabalho foram emitidas e mais de 280 trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho foram cadastrados.
O secretário avaliou o desempenho do projeto como bom, apesar de ser a primeira vez que foi realizado em Imperatriz. "Não conseguimos cadastrar mais trabalhadores porque muitos não levaram documentos ou fotografia", justificou.

Realizado na Escola Caic, no bairro Bonsucesso, o projeto foi prestigiado pela governadora Roseana Sarney, que esteve pessoalmente acompanhando o atendimento aos trabalhadores. José Antonio revelou que o projeto será desenvolvido em mais três bairros de Imperatriz, a serem escolhidos, ainda esse ano. "Pretendemos disseminar o projeto por todo o estado e priorizar regiões que sediam grandes projetos, como as de Imperatriz, Açailândia, Estreito, Balsas e São Luís", acrescentou.

Prioridade
José Antonio informou que a prioridade da Setres é capacitar e qualificar os trabalhadores maranhenses para que eles possam ocupar postos de trabalhos que serão criados com a implantação da refinaria da Petrobrás, em Bacabeira, e outros projetos que irão ser instalados no Maranhão, como a fábrica de celulose da Suzano (provavelmente na região de Imperatriz).
"Temos que nos adiantar e estar preparado para qualificar os nossos trabalhadores, porque senão eles perderão essas oportunidades de emprego", disse o secretário, citando o caso da Usina Hidrelétrica de Estreito, onde menos de 10% da mão-de-obra empregada é do Maranhão.
Além da qualificação, de acordo com José Antonio, é importante também que o trabalhador maranhense seja preparado de acordo com as tendências do mercado de trabalho.

"É necessário que saibamos qualificar nosso trabalhador, mas também saber em que áreas essa qualificação será melhor, para prepara nossos trabalhadores para ocupar essas vagas que serão abertas com novos empreendimentos, ou mesmo encaixá-los em setores da economia maranhense que estão crescendo", enfatizou o secretário.
Foto/Geraldo Furtado
Foto: 1 - José Antonio Heluy, secretário do Trabalho e Economia Solidária
Fonte: Ascom/ITZ

Nenhum comentário: