sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Empregos serão recuperados em Açailândia

Empregos serão recuperados em Açailândia

A recessão provocada pela crise econômica mundial já faz parte do passado em Açailândia, município maranhense que foi duramente atingido pelo arrocho dos tempos mais difíceis da crise, quando as guserias, produtoras de ferro-gusa para exportação chegaram a demitir quase 70% do seu corpo trabalhista. Menos de um ano depois do início da crise, o cenário mudou completamente.

Um dos fatores que contribuíram para a reversão do quadro, na opinião do secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, foi a firme decisão da governadora Roseana Sarney, desde que assumiu o Governo do Estado, de atrair investimentos para a Região Tocantina, incluindo Açailândia.

Nesta terça-feira (26), a governadora Roseana Sarney esteve em Açailândia, para lançar a pedra fundamental da primeira aciaria do Maranhão – a quarta a ser inaugurada em todo o país.
A escolha da cidade para a construção do empreendimento deve-se à forte presença das guserias em Açailândia, que fornecerão matéria-prima suficiente para a produção de aço. O aço produzido pela aciaria pode ser absorvido nas mais diferentes cadeias produtivas, como indústria de eletrodomésticos, de peças automotivas, de móveis, dentre outras.

A boa notícia que vem junto com aciaria é a quantidade de empregos gerados com a sua chegada, aproximadamente de 2.100, entre vagas diretas e indiretas. Com o funcionamento pleno da aciaria, com produção estimada em 360 toneladas por ano, a demanda por profissionais ligados à metalurgia será grande e em via de mão-dupla: as guserias, que fornecerão o ferro-gusa para a produção de aço, terão que contratar trabalhadores – ou recontratar, levando em consideração as demissões do início da crise.

“Ainda não falamos em números, mas com absoluta certeza, recontrataremos muitos profissionais”, garante Ricardo Nascimento, diretor da guseria Ferroeste, uma das empresas do consórcio formado para a implantação da aciaria. A declaração foi feita ao secretário Antônio Heluy, ocupado em fazer a intermediação das vagas de trabalho através da Agência de Trabalho do Sine que funciona na cidade. “Há muito tempo a cidade de Açailândia é referência em emprego no Estado, mas houve uma interrupção desse desempenho, no início da crise, que afetou a produção industrial do município”, explicou José Antônio.

O secretário está empenhado em recuperar os postos de trabalho fechados e abrir novas vagas com o empreendimento. “O Sine estará presente nesse processo, para garantir que esses empregos fiquem com trabalhadores maranhenses, seguindo uma determinação da governadora Roseana Sarney”, garantiu Heluy.
Fonte: SECOM
Foto: Secretário do Trabalho, José Antônio Heluy, sec. Adjunto, Manuel Ventura (e), coordenadora do Sine em Açailândia, Diva Leite e do diretor da Guseria Ferroeste, Ricardo Nascimento (d)

Nenhum comentário: