quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Energia elétrica mais barata no Maranhão

Energia elétrica mais barata no Maranhão
A medida já tem validade a partir da próxima sexta-feira nos 217 municípios maranhenses.


Rafaela Vidigal / O Imparcial
A partir da próxima sexta-feira as contas de energia elétrica de residências maranhenses terão queda de 1,77%. Para indústrias, o valor da redução será de 1,1%. O anúncio foi feito ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após aprovação da segunda revisão tarifária das distribuidoras Companhia Energética do Piau (Cepisa), Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Energisa Paraíba (EPB) e Companhia Energética do Maranhão (Cemar). A medida já tem validade a partir da próxima sexta-feira nos 217 municípios maranhenses. O número de unidades consumidoras no estado é de 1,52 milhões.

A justificativa para a redução tarifária está na avaliação do equilíbrio econômico-financeiro da concessionária de energia do estado, a Companhia de Energia do Maranhão (Cemar), quando foi constatado que o lucro estaria superior às despesas, sendo então repassado ao consumidor, de acordo com informações da Aneel. Em Brasília, o reajuste entra hoje em vigor. Na capital federal, o reajuste ficou em 11,11% nas tarifas de energia para os consumidores residenciais da Companhia Energética de Brasília (CEB). Para as indústrias, o aumento médio será de 12,41%.

A CEB atende cerca de 805 mil unidades de consumo no Distrito Federal. A proposta da Aneel para a Cemar previa um efeito médio preliminar de 4,99% para as tarifas dos consumidores atendidos pela concessionária. A sugestão para a segunda revisão tarifária periódica da Cemar foi aprovada ainda em junho pela diretoria da Aneel. Em 2007, quando aconteceu a primeira revisão tarifária da Cemar, o índice preliminar apresentado em audiência pública ficou em 10,26%.

Nenhum comentário: