segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Senadores do Maranhão são alvos de processos

Senadores do Maranhão são alvos de processos
Uma reportagem da Folha de São Paulo aponta que um terço dos senadores do país tem alguma pendência judicial.

Reportagem publicada nesta segunda-feira, na Folha de São Paulo, mostrou que um teço dos senadores brasileiros é alvo de inquéritos, ações penais no STF (Supremo Tribunal Federal) ou acusações de irregularidades eleitorais ou cíveis.Segundo a reportagem, dados de diversos tribunais do país apontam que 27 dos 81 senadores do país enfrentam algum caso na Justiça.

Três representantes do Maranhão estão na lista:
Epitácio Cafeteira (PTB) é acusado, no TRE-MA, de irregularidades em captação e gastos de recursos de campanha. Mauro Fecury (PMDB) é processado pelo INSS por danos ao patrimônio histórico. Lobão Filho (PMDB) é acusado de crime contra telecomunicação, além de um outro inquérito contra a ordem tributária.

O cálculo não leva em conta litígios de natureza particular ou movidos apenas por adversários políticos. A revelação ocorre num momento em que o Senado enfrenta uma das piores crises de sua história, na esteira de uma série de denúncias contra seu presidente, o senador José Sarney (PMDB-AP).

Dos 27 senadores com ocorrências na Justiça, 10 são da oposição e 17 da base aliada. O partido com maior número de senadores citados na Justiça é o PMDB, 8 de uma bancada de 19 congressistas (42%).Do total de senadores com ocorrências na Justiça, cinco são suplentes que assumiram o cargo com a saída do titular.

Nenhum comentário: