Vigilância Sanitária confirma dois casos da Influenza A em Imperatriz
Após a Secretaria de Saúde de Açailândia haver controlado o primeiro caso de gripe suína no município, quando uma mulher de 41 anos vinda de Minas Gerais apresentou os sintomas. O Risco de um surto da nova gripe começa a rondar Açailândia outra vez.
A Vigilância Sanitária confirmou ontem (05) dois casos da gripe Influenza A (H1N1) em Imperatriz.
Os casos são de uma criança que estuda na mesma sala de outra que viajou para o Paraguai, durante as férias, e de um funcionário de uma transportadora.
A Coordenadora Epidemiológica do Município, Sandra Mendes, informou que o atendimento de pessoas suspeitas de ter a doença será feito nos Postos de Saúde, espalhados pela cidade.
Segundo Sandra Mendes, a descentralização é uma exigência do Ministério da Saúde e outras medidas, como o atendimento dos casos mais graves, já estão em vigor.
Todos os médicos que trabalham no Programa de Saúde Familiar (PSF) receberam informações sobre o protocolo de manejo da Influenza A (H1N1), documento de controle do Governo Federal sobre a doença.
Indivíduo com doença aguda de início súbito, com febre (ainda que referida) acompanhada de tosse ou dor de garganta, podendo ou não estar acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: cefaléia, mialgia, artralgia e dispnéia, vinculados a: historia de retorno de viagem a áreas de ocorrência de casos de Influenza A (H1N1) nos últimos 10 dias ou contato com caso suspeito ou confirmado.
Com a confirmação desses dois casos em Imperatriz, chega a três o número de pessoas com a Influenza A (H1N1) na região tocantina. O primeiro caso foi detectado em Açailândia. Uma mulher de 41 anos que havia viajado para Minas Gerais chegou com os sintomas da doença.
Fonte: O Progresso
Nenhum comentário:
Postar um comentário