quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CPMI do MST pode ser criada hoje

SEM-TERRA
CPMI do MST pode ser criada hoje

Agência Câmara - O presidente da Câmara, Michel Temer, disse ontem que é provável que seja criada hoje a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Hoje, está prevista uma sessão do Congresso Nacional, a partir das 10 horas, para votação de créditos adicionais para os ministérios da Previdência e Desenvolvimento Social, ocasião em que o pedido para a instalação da CPMI poderá ser lido, pré-requisito para a instalação da comissão.

Ontem, foi protocolado na Mesa Diretora do Congresso o requerimento para a instalação da comissão destinada a investigar repasses de recursos públicos para o movimento.

"Sinto que há clima [para instalação da CPMI], em face de uma atividade muito destrutiva que o MST produziu em dado momento", observou Temer. "É um movimento social, mas achei um erro a estratégia que utilizou na fazenda da Cutrale [quando os integrantes do movimento derrubaram milhares de pés de laranja em uma fazenda produtiva do interior de São Paulo]."

O pedido de criação da CPMI - apresentado pelo deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO), Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e pela a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) - foi assinado por 188 deputados e 35 senadores. Os deputados do DEM estão orientando os sindicatos rurais e associações de agricultores para monitorar cada deputado e senador que assinou o documento a verificarem se as assinaturas não serão retiradas, como aconteceu no início deste mês com requerimento semelhante.

Equilíbrio de forças
O líder do DEM, Ronaldo Caiado, acredita que por ser uma CPI mista haverá mais equilíbrio de forças e o trabalho será mais isento. "Nós não temos medo do trator do governo na CPI. A sociedade teme mesmo é o trator do MST nos laranjais", disse o líder.

O deputado informou que a CPMI vai adotar duas linhas de investigação. Uma para investigar os recursos públicos destinados aos movimentos sociais e a outra para investigar recursos destinados a organizações não governamentais que estariam ligadas ao MST.

Pelas normas do Congresso, é permitida a inclusão ou retirada de assinaturas em CPIs até a meia-noite do dia da leitura do requerimento de criação.

Nenhum comentário: