terça-feira, 17 de novembro de 2009

CPI da Pedofilia em Açailândia

CPI da Pedofilia em Açailândia
Secretaria de Direitos Humanos e PAIR-MA foram muito bem representados.

A CPI da Pedofilia contou com a participação de vários setores do Estado, dentre os quais, representantes da Secretaria de Direitos Humanos do Estado e do PAIR-MA. Representaram ambos os órgãos a Psicóloga Forense Dra. Rosângela Guimarães Rosa e o Professor - Psicanalista Arthur Fernando Camões.
Nossa equipe conversou com o professor Arthur Camões, que falou dos trabalhos da CPI e explicou sobre o que é o PAIR - MA e o papel da Secretaria dos Direitos Humanos nos trabalhos.

"Sem dúvida a CPI da Pedofilia em Açailândia foi de suma importância na tentativa de diminuir a sensação de impunidade enraizada em muitas pessoas. Logicamente que nem tudo pôde ser resolvido em dois dias, mas sem dúvida a CPI manda um recado incisivo àqueles que abusam de nossas crianças e deixa claro que estará sempre presente na busca pela punição de todos os aliciadores e integrantes de redes de pedofilia no Estado.
A CPI na presidência da Dep. Eliziane Gama serve de exemplo, pois consegue reunir várias esferas do Estado unidas em um só objetivo. Isso mostra que a integração entre Estado e Sociedade civil sempre terá força na luta contra os problemas que afligem todos ,e sobretudo, os que atingem nossas crianças.
Sobre o PAIR-MA, o professor esclarece:
O PAIR é um programa do governo federal de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto - Juvenil no Território Brasileiro. No Maranhão tem a brilhante coordenação da Dra. Rosângela Guimarães Rosa e busca combater através ações em diversas áreas esse problema que tanto agride as nossas crianças. Temos ações em várias cidades do Maranhão.

E breve será lançado um livro que é resultado de dois anos de trabalhos, onde neste estaremos colocando em números a atual situação da exploração sexual em alguns interiores do Estado e analisando do ponto de vista social por que as redes de pedofilia crescem, sobretudo, nos municípios menos favorecidos. Açailândia foi um desses municípios estudados e o nosso relatório será com certeza de suma importância e leitura obrigatória para a sociedade deste e de outros municípios.


A Secretaria de Direitos Humanos na gestão do Secretário Sérgio Victor Temer, que faz um brilhante trabalho na frente desta, vem a CPI com o intuito de analisar os procedimentos aqui realizados e, sobretudo, ajudar de forma incondicional todas as tentativas de preservação dos direitos de nossas crianças. Observamos a total responsabilidade dos integrantes da CPI no tocante à preservação dos direitos fundamentais de todos os envolvidos.

Vimos que a CPI é feita de pessoas competentes que entendem e conhecem a fundo a nossa legislação e que em face disso em nenhum momento tiveram quaisquer atitudes que viessem a ferir qualquer preceito legal na manutenção dos direitos fundamentais. Vimos aqui, uma aula de como se conduzir bem um trabalho. Todos aqui foram absolutamente respeitados independentemente da sua condição de vítima, acusado, colaborador, informante, sociedade civil.

A Dep. Eliziane Gama está de parabéns, pois conduziu de forma incontestável essa que é uma Comissão que serve de exemplo para muitas outras que virão.
Fonte: Rei dos Bastidores.


Comentário meu: Meus parabéns ao Blog Rei dos Bastidores pela cobertura completa dos trabalhos da CPI em Açailândia, sempre buscando a transparência das informações que foram prestadas aos leitores/internautas. Essa é uma grande demonstração do crescimento da imprensa tecnológica e da realidade do jornalismo em tempo real nos computadores de Açailândia.

Um comentário:

Anônimo disse...

As vezes fico pensando quando que a imprensa de Açailandia vai atingir a maturidade profissional sem vinculo com pacialidade com os fatos porque envolvem alguns poderosos da cidade como é os casos de pedofilia em Açailandia, quando é preso um ladrão de galinhas ou outros a imprensa cai em cima chama de bandido, sem futuro, tem que pagar mesmo tem que ser preso. Concordo plenamente mais quando é um dos poderosos envolvido nos casos de pedofilia em Açailandia a imprensa nem se quer toca no assunto fala nilto cesar ou não pode porque tem medo de perder o salario ?