terça-feira, 1 de dezembro de 2009

137 mil estudantes maranhenses farão provas do Enem

137 mil estudantes maranhenses farão provas do Enem


Mais de 137 mil estudantes maranhenses farão no próximo fim de semana (5 e 6) a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece em todo o Brasil e tem 4,5 milhões de inscritos. No Maranhão, o número de candidatos representa um crescimento de 28,5% em relação aos inscritos em 2008.

Composto por 180 questões, sendo 45 para cada área de conhecimento, o Enem terá início, no sábado (5), às 12h (horário local) e término às 16h30. Já no domingo (6), o exame começará no mesmo horário, mas terminará às 17h30. Todos os concorrentes terão que chegar aos locais de prova com até uma hora de antecedência. Os portões serão fechados às 11h50.

Os candidatos que pertencem à religião adventista e que, segundo a doutrina, não podem exercer nenhuma atividade, senão a religiosa, aos sábados até as 18h, terão sua crença respeitada. Eles, no entanto, terão que chegar ao local de prova - neste caso na Faculdade Santa Teresinha (CEST), no Anil - no mesmo horário que os demais concorrentes e permanecer lá até às 18h, quando começarão a fazer a prova. O tempo para os candidatos desta religião será o mesmo. Sendo assim eles terão até às 22h30 para entregarem a prova.

De acordo com a professora responsável pelo setor de Supervisão de Avaliação Educacional (Suave) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vera Lúcia Gonçalves Pires, é essencial, neste momento, que os candidatos consultem o novo cartão de inscrição emitido pelo Enem, que informa o local de prova do aluno. Mas, caso o candidato ainda não possua o mesmo, basta acessar o site do INEP/ENEM, digitar o CPF e lá constarão as informações necessárias. Ressalta-se que nem todos os locais de provas serão os mesmos em que seriam realizadas as provas de outubro deste ano.

"Pedimos que, caso os candidatos ou pais e responsáveis tenham dúvidas em relação ao endereço da escola, que busquem essa confirmação dias antes. Detalhes como esses são fundamentais para que o candidato não se atrase e, por consequência, perca o Exame", afirma Vera Pires.

No ano de 2009, o Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Enem e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. Um dos principais objetivos do novo Enem é democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

"É de vital importância que os estudantes tirem suas dúvidas e façam boas provas, considerando a importância do Enem, tanto para a avaliação do ensino quanto para garantir a esses alunos o acesso ao ensino de nível superior", declarou o secretário estadual de Educação, César Pires.

As universidades possuem autonomia e podem optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição ou; como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Em até 3 anos, no entanto, todas as instituições públicas federias do país terão que aderir ao Enem como única forma de ingresso nas faculdades e se inserir no chamado ‘sistema de seleção unificado, informatizado e online’.

Adesão ao Enem - No Maranhão, três faculdades já aderiam ao Enem como única forma de acesso à universidade ou apenas como parte do processo de seleção: a Universidade Federal do Maranhão, a Faculdade São Luís e a Faculdade Santa Teresinha (CEST).

O novo Enem amplia as oportunidades a estudantes de todo o país que podem, agora, se inscrever em até 5 cursos em diversas instituições e realizar as provas na sua própria cidade. Assim, as instituições informam quantas vagas serão abertas para cada curso e o peso que cada curso terá. Posteriormente ao resultado do ENEM, o sistema irá calcular a nota final do candidato e simular sua inscrição em até 5 cursos que são compatíveis com a nota que o candidato obteve.

A pontuação considerada adequada, pelo MEC, é de 45 pontos. Ano passado, o Maranhão obteve 16,6% das escolas do estado com notas satisfatórias, destas, apenas 9,4% eram da rede pública.

Em decorrência de fatores como estes, a partir do ano de 2010, todos os alunos das escolas públicas do Brasil, terão que fazer a prova do Enem, caso contrário, não receberão o certificado de conclusão do ensino médio.

Maiores informações sobre o Enem no Maranhão podem ser obtidas na Supervisão de Avaliação Educacional da Seduc, pelo número 3268 8797.

Nenhum comentário: