terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Minha Casa Minha Vida

Minha Casa Minha Vida
VEREADOR JUSCELINO OLIVEIRA CONSEGUE CERCA DE OITO MILHÕES DE REAIS PARA HABITAÇÃO DE AÇAILÂNDIA
A assinatura do contrato foi testemunhada pelas maiores autoridades política do país.


* Por: Wilton Lima
Açailândia - Na última quinta-feira (10), na visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a São Luís, o Vereador de Açailândia, Juscelino Oliveira (PSL), surpreendeu muita gente, principalmente a classe política do Estado, quando brilhantemente se destacou no Centro de Convenções, na presença das maiores autoridades política do Brasil, ao ser convidado de honra para assinar contrato, do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, referente à construção de 250 casas para a cidade de Açailândia, no valor de R$. 7.727.588,23, onde as obras deverão ser iniciadas de imediato.

O Vereador assinou o referido contrato juntamente com o Presidente e o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, José Carlos Mendes Junior, acompanhados das assinaturas das testemunhas, nada mais, nada menos que: a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o Ministro das cidades, Márcio Fortes, o Ministro das Minas e Energia, Édson Lobão e a Governadora do Estado, Roseana Sarney.

Ao ser entrevistado, perguntamos ao vereador, como se sentia em relação a esta façanha e como o mesmo tinha conseguido tal proeza para Açailândia. Juscelino Oliveira, ainda visivelmente emocionado disse: - Para mim foi o maior momento da minha vida política. Conseguir os recursos para a construção das casas era sonho, todavia eu sabia que a qualquer momento eu iria consegui sua liberação. Agora, assinar um contrato dessa magnitude na presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de vários ministros e da Governadora Roseana Sarney, era um sonho que nem eu mesmo tive a imaginação de sonhar. Juscelino dar uma pausa e continua: - Por outro lado, é bom lembrar que tais conquistas, não são advindas de Deus aleatoriamente, é preciso muita dedicação e determinação naquilo que faz.
Sei que houve algumas intromissões de várias vertentes políticas para que a implantação desse projeto não fosse viabilizada, porém, prevaleceu a minha dedicação com toda persistência, e é claro: a sensibilidade da Governadora Roseana Sarney. Prá você ter uma idéia, este projeto, além das despesas financeiras que eu tive com a elaboração do mesmo, só no período de maio deste ano para cá, custou-me: 29 viagens para São Luís, três audiências com a Governadora Roseana Sarney, 04 viagens em Brasília e uma audiência com o Ministro das Cidades, Márcio Fortes. Tudo isso, sem nenhuma ajuda financeira...

De fato, se não fosse a dedicação e a persistência do vereador, reconhecidamente por todos açailandenses, hoje, a cidade estaria sofrendo um prejuízo de enormes conseqüências, tanto no aspecto social, quanto no lado financeiro.
Na primeira listagem dos municípios contemplados com o programa “Minha Casa, Minha Vida”, divulgado por toda a imprensa do Estado, não incluía o município de Açailândia, o que levou o parlamentar a buscar imediatamente uma saída para o problema: primeiro não se sabe como, o vereador foi recebido pelo Ministro das Cidades (Márcio Forte) em audiência, onde expões o problema, contudo, não adiantou muito, o município não era e nem é habilitado no Ministério das Cidades por não possuir o PLHIS (plano Local de Habitação de Interesse Social).

Na tribuna da Câmara Municipal, o vereador apelou diversas vezes e requereu em regime de urgência do prefeito municipal, inclusive se colocou a disposição da prefeitura para elaborar o tal PLHIS, no entanto, nada foi feito. O edil não desistiu, buscou outra saída, foi até a Superintendência Regional da Caixa, aonde foi instruído a recorrer ao Governo do Estado, pois, somente a Governadora poderia incluir o município no referido Programa. O mesmo não perdeu tempo: conseguiu uma audiência com a Governadora Roseana Sarney, através dos amigos; o Dep. Federal e Secretário de Estado Waldir Maranhão (PP) e o deputado Alberto Franco (PMDB), com o objetivo de sensibilizar a Governadora. O Parlamentar mirim foi recebido no Palácio dos Leões e de lá trouxe ao município a boa nova de que a partir daquele momento Açailândia estava incluída no “Programa Minha Casa Minha Vida”.

Desde então, o vereador Juscelino Oliveira, não poupou tempo e nem dinheiro, dedicou-se inteiramente ao seu projeto de habitação, embora, muitas vezes criticado por alguns desafetos, continuou firme no seu propósito, sendo finalmente reconhecido na última quinta-feira, pala as maiores autoridades brasileiras.

Para quem não conhece: Juscelino Oliveira, foi o principal braço direito do prefeito Ildemar Gonçalves (PSDB) no mandato passado, era o homem das articulações políticas, que elaborava os projetos e buscava os convênios (recursos) na esfera estadual e federal. Com grande potencial técnico, o ex-assessor, é detentor de muito prestígio e credibilidade junto à classe política, tanto em Brasília, quanto na capital. Foi um dos vereadores mais bem votado nas últimas eleições, atualmente, é visto como oposição ao governo local. Devido esta ideologia, o edil trabalha praticamente isolado dos seus pares, no entanto, a convivência entre eles, é bastante harmoniosa, existindo muito respeito entre suas posições.

Na verdade, é bom que se diga que Açailândia e muitas outras cidades, não estão acostumadas a ver esse tipo de trabalho por parte de vereadores, aliás, nem por parte de muitos deputados natos de suas cidades. Os munícipes sempre esperam algo mais dos seus representantes, um pouco além das suas obrigações, no entanto, a prática tem sido inversa, os representados sempre ficam a desejar.

O Vereador Juscelino Oliveira com a conquista desta tamanha façanha, nos deu uma verdadeira lição de persistência, competência e determinação. Com certeza os seus eleitores deverão está muito orgulhosos dos seus votos. Parabéns, Vereador! Continue assim: Quando você tem uma meta, o que era obstáculo passa a ser etapa.

Nenhum comentário: